Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Gestão da Educação Básica ( EAD13321 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Articulação entre entidades de ensino e sociedade. Análise de projetos pedagógicos. Entre outros temas.

Ementa
Da administração escolar à gestão educacional: questões teórico-conceituais; Garantia do direito à educação no âmbito da gestão escolar; Gestão e organização de sistemas de ensino e das instituições de educação básica; Gestão dos recursos financeiros, do espaço físico e do patrimônio da escola; Projeto político-pedagógico e o planejamento do currículo escolar; Mecanismos de gestão democrática (órgãos colegiados, representação e processos decisórios); Planejamento participativo e a organização do cotidiano da escola de educação básica; Avaliação institucional e em larga escala; Articulação entre escola, família e comunidade

Bibliografia
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1998. LIBÂNEO, J. C.. OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (Org.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Texto constitucional de 05/10/1988 e emendas. (versão atualizada). BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "fixa diretrizes e bases da educação nacional" (Versão atualizada). DALBEN, Ângela Imaculada L. de F. Conselho de classe e avaliação do projeto político-pedagógico da escola. In: Presença pedagógica. v. 10, n. 60, Nov./dez. 2004, p.43-53. LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2008. PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
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