Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Imagens, Geografias e Educação ( PPGG7252 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
A disciplina se propõe a investigar as imagens e as linguagens que lhes dão origem e sustentação, considerando que a dimensão pedagógica inerente a estas imagens atua nos processos de subjetivação e no pensamento acerca do espaço geográfico. Os focos analíticos serão tanto as imagens mais comumente consideradas como geográficas (mapas, fotografias aéreas, imagens orbitais), como aquelas presentes na produção material da geografia acadêmica e escolar (fotografias, cinema). Por elas, e com elas, traçaremos linhas de ações teórico-metodológicas e políticas capazes de nos instigar para além do já dado, para outras geografias possíveis em outros processos de educação.

Bibliografia
ACSELRAD, Henri. Mapeamentos, identidades e territorrios. Ín: Acselrad, H (org.). (Org.). Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. 1ed. Rio de Janeiro, 2010, v. 2, p. 9-45. Disponírvel em http://www.beu.extension.unicen.edu.ar/xmlui/bitstream/handle/123456789/347/ACSELRAD %20%28coord%29_2010_cartografia%20social%20e%20din%C3%A2micas%20territoriais.pdf? sequence=1&isAllowed=y CAZETTA, Valerria. A visualidade dos atlas geograrficos escolares brasileiros e a ideologia visual do perspectivismo. Geografares, n. 12, p. 289. 234, 2012. Disponírvel em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3196 COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, v. 7, n.2, p. 66- 77, 2014. Disponírvel em https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15111 DESÍDERÍO, Raphaela de Toledo. Composiçoees de Fotoarfricas: experimentaçoees na educaçaeo geograrfica. Giramundo, v. 5, n. 10, p. 7-18, 2018. Disponírvel em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GÍRAMUNDO/article/view/2573/1712 DÍDÍ-HUBERMAN, Georges. Disparidades: .Ler o que nunca foi escrito. . Ín: DÍDÍ-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. p. 15 . 87. DÍDÍ-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Saeo Paulo: Editora 34, 2020. p. 17-36. DUSSEL, Íners. La verdad en la imagen propagandírstica. Reflexiones sobre un corpus enigmartico (Westerbork, 1944). Historia y Memoria de la Educación, n. 8, p. 23-5, 2018. Disponírvel em http://revistas.uned.es/index.php/HMe/article/view/20411/18169 GÍRARDÍ, Gisele. Cartografias (in/im)possírveis: O Ílha. Punto Sur. v. 2, p. 64-74, 2020. Disponírvel em http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/article/view/8089/7101 HOLLMAN, Veronica. Entre imposibilidades y deseos: la fotografíra, un dispositivo para aprehender e imaginar lo espacial. Punto Sur, v. 2, p. 48-63, 2020. Disponírvel em http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/article/view/8088/7099 MASSEY, Doreen. A mente geograrfica. GEOgraphia. v. 19, n. 40, p. 36-40, 2017. Disponírvel em https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13798 MASSEY, Doreen. Filosofia e Polírtica da Espacialidade: algumas consideraçoees. GEOgraphia, v. 6, n. 12, p. 07- 23, 2014. Disponírvel em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13477/8677. MÍGLÍORÍN, Cesar; PÍPANO, Ísaac. Camerar um ponto de ver: a pedagogia das imagens em Boa Angua. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. v. 8, n. 1, 2019. Disponírvel em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/563 OLÍVEÍRA JR, Wenceslao Machado de. Fotografias, geografias e escola. Signos Geográficos, v.1, p. 1-15, 2019. Disponírvel em https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/60573 OLÍVEÍRA JR, Wenceslao Machado de. Tropas de imagens partilham o (naeo) saber geograrfico: territorrios contestados de poder. Punto Sur, v. 2, p. 5-19, 2020. Disponírvel em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/issue/view/640 OLÍVEÍRA JR, Wenceslao Machado de; PEREÍRA, Meiry Soares da Costa. Geografias giratorrias . o agir da espercie e seu acionamento pelo lugar. Cadernos Deligny, v. 2, 2020 [no prelo]. PREVE, Ana Maria Hoepers. .Habito, mas naeo vivo aqui.: multiplicidade, linguagens e saber geograrfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2020, v. 10, no. 19. Disponírvel em http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/908 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. CASTRO, Teresa. Aerial views and cinematism, 1898-1939. Ín: DORRÍAN, Mark; POUSÍN, Frederic (Eds). The aerial view in visual culture. London: Í.B.Tauris, 2013. p.118-133. CAZETTA, Valerria; OLÍVEÍRA JUNÍOR, Wenceslao Machado de (Org.). Grafias do espaço - imagens da educaçaeo geograrfica contemporabnea. Campinas: Alírnea, 2013. DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Saeo Paulo: Editora 34, 1997. DELÍGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Saeo Paulo: N-1 ediçoees, 2015. FERNANDEZ, Pablo Sebastian Moreira. Habitar uma paisagem .velha. : a fotografia como linguagem da pesquisa e do ensino da geografia. Signos Geográficos, v.1, p. 1-20, 2019. Disponírvel em https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/61300 FERRAZ, Claudio Benito; NUNES, Flaviana Gasparotti (Org.). Imagens, Geografias e Educação - intençoees, dispersoees e articulaçoees. Dourados: Editora da UFGD, 2013. Disponírvel em https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDÍTORA/ebooks/imagens-geografias-e-educacao- intencoes-dispersoes-e-articulacoes-claudio-benito-ferraz-e-flaviana-g.-nunes-orgs.pdf HOLLMAN, Verornica. Los contextos de las imargenes: un itinerario metodolorgico para la indagaciorn de lo visual. Espaço e Cultura, n. 36, p. 61-83, 2014. Disponírvel em https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/18934 LARSSON, Chari. The archaeological art historian. Ín: LARSSON, Chari. Didi-Huberman and the image. Manchester: Manchester University Press, 2020. p. 24-47 MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova polírtica da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. NUNES, Flaviana Gasparotti; NOVAES, Ínnia Franco de. (Org.). Encontros, derivas, rasuras: potebncias das imagens na educaçaeo geograrfica. Uberlabndia: Assis Editora, 2017. Disponírvel em https://assiseditora.com.br/produto/ebooks/encontros-derivas-e-rasuras-potencias-das-imagens-na- educacao-geografica/ NUNES, Flaviana Gasparotti. Outras imaginaçoees espaciais: tensoees e desestabilizaçoees na Geografia escolar. Signos Geográficos, v. 1, p. 1-13, 2019. Disponírvel em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/60172 VALENCÍA, Marleny Restrepo; CARO, Maríra Alejandra Taborda; GRANDA, Fernando Henao Reidentificaciorn de la fotografíra como una prarctica pedagorgica: configuraciorn del concepto Lugafot. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 3, n. 6, p. 47-67, 2013. Disponírvel em http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/158

Bibliografia Complementar
Carregando...