Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HIST ECON E SOCIAL ESP SANTO ( HIS01596 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Possibilitar o entendimento das relações sociais que permearam a nossa sociedade do século XVI ao século XX. - Compreender a posição e o papel desempenhado pelo Estado do Espírito Santo junto a sociedade brasileira - Caracterizar a sociedade do Estado do Espírito Santo, endenciando as particularidades das etnias negra e branca. - Diferenciar o processo de industrialização do início do século XIX do período pós 64. - Caracterizar a política implementada pelo coronelismo e as oligarquias que se estabeleceram com a implantação da república.

Ementa
A chegada dos portugueses na capitania. Os indígenas. O pau-brasil e o açucar. A influência dos cristãos novos. Os primeiros escravos. As minas do Castelo e seu fracasso operacional. As vilas do litoral. Introdução do café. O braço escravo e a imigração européia. A urbanização da Capital; Vida Cultural; O Instituto Histórico e Geográfico, a Academia de Letras, a Universidade e a Imprensa; O ensino. A literatura e demais artes.

Bibliografia
1) ALMADA, Vilma Paraiso Pereira. Escravismo e transição: O Espírito Santo (1850 - 1888). Rio de Janeiro: Graal, 1984. 2) BITTENCOURT, Gabriel Augusto de Mello. Esforço industrial na república do café: o caso do Espírito Santo (1889 - 1930). Vitória: FCAA, 1982. 3) CAMPOS, Mintaha Alcuri - Turco pobre, sírio remediado, libanês rico: a trajetória do imigrante libanês no Espírito Santo. Vitória: FCAA/IHGES, 1986. 4)CARVALHO, Regina R.Hess. Santa Maria de Jetibá: uma comunidade tento - brasileira. São Paulo: Dissertação de mestrado - USP, 1979. 5) CLAUDIO, Afonso. Insurreição do Queimado: episódio da história da província do Espírito Santo. Vitória: FCAA, 1979. 6) COSTA, Luciana Osório. A Colonia do Rio Novo (1854 - 1880). Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 1981. 7) DERENZI, Luiz Serafim. Os italianos no Estado do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 8) O Estado do Espírito Santo e a imigração italiana (fevereiro de 1895): relato do cavaleiro Carlos Nagar, Cônsul Real de Vitória. Tradução de Nerina Bortoluzzi Herzog. Vitória: Aquivo Público Estadual, 1995.

Bibliografia Complementar
OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Espírito Santo. Vitória: Fundação Cultural do Espírito Santo, 1975. SALLETO, Nara. Trabalhadores nacionais e imigrantes no mercado de trabalho do Espírito Santo ( 1888-1930). Vitória: Edufes, 1996. Siqueira, Maria da Penha Smarzars. Industrialização e empobrecimento urbano: o caso da Grande Vitória (1950 - 1980). São Paulo: Tese de Doutoramento. USP. 1991 
Carregando...