Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE ( ARV12947 )
Unidade:
Departamento de Arquivologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral: Instrumentalizar os alunos a organizar e gerenciar informações registradas produzidas em instituições de saúde, visando a perfeita recuperação das informações necessárias tanto para continuidade do tratamento do paciente, como para gestão administrativa e elaboração de pesquisa científica. Específicos: Apresentar o conceito, importância e legislação pertinente ao prontuário do paciente; Discutir a legalidade e requisitos técnicos do prontuário eletrônico do paciente; Apresentar e discutir as tipologias documentais em instituições de saúde; Apresentar e discutir sobre requisitos de gestão e segurança das informações registradas em saúde.

Ementa
Requisitos legais, de qualidade e segurança da informação em organizações de saúde, principalmente acerca do prontuário. Prontuário Eletrônico do paciente.

Bibliografia
ARAÚJO, Eliece Helena Santos. Estudo da importância do registro no prontuário do Hospital Universitário Professor Edgard Santos - HUPES e as novas tecnologias. Salvador, 2001(Monografia, Departamento de Ciências Humanas, UNEB, Bahia, 2001). Bertolli Filho, Claudio. Prontuários Médicos e a Memória da Saúde Brasileira. Boletim do Instituto de Saúde. SP. Nº 38, Abril de 2006. MORAES, Margarete Farias de; SALIES, Luciene. Gestão de acesso ao prontuário do paciente. In: DUARTE, Zeny; FARIAS, Lucio (Org.). A medicina na era da informação. Bahia: Edufba, 2008.

Bibliografia Complementar
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Brasil). Resolução n º 1821/ 2007. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Brasil). Resolução n º 1638/ 2002. Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Prontuário Médico do paciente: Guia para uso prático. Brasília: Conselho Regional de Medicina de Brasília, 2006. HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE. Manual do prontuário do paciente. Porto Alegre, 2002, v.2.3. MARIN, H. F.; MASSAD, E.; AZEVEDO NETO, R. S. Prontuário Eletrônico do Paciente: definições e conceitos. In: O PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE NA ASSISTÊNCIA, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO MÉDICO. São Paulo: USP, 2003. Cap.01 MORAES, Margarete Farias de; SALIES, Luciene. Acreditação hospitalar e melhoria do gerenciamento da informação. 2011 (Trabalho apresentado no Colóquio Internacional Medinfor II. Porto. Portugal) QUINTO NETO, Antônio; BITTAR, Olímpio J. Nogueira. Hospitais: Administração da Qualidade e Acreditação de organizações complexas. Porto Alegre: Da Casa Editora, 2004.
Carregando...