LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo, SP: Ed. 34, 2010. 206 p. (Coleção TRANS) ISBN 9788585490157 (broch.).
CASTELLS, Manuel. (2002) A sociedade em Rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura – Volume 1. São Paulo: Paz & Terra.
LEVINE, Rick. O manifesto da economia digital: o fim dos negocios como nos conhecemos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 190p. ISBN 8535206752 (broch.).
Nogueira Júnior, D. A.Direitos autorais e a pirataria: uma polêmica na realidade virtual. Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre, v. 20, n. 1, pp. 47-68, janeiro/abril 2013. Disponível em
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/13645/9198 Acesso em Maio de 2016.
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 8. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2006?. 261 p. ISBN 8532620795 (broch.).