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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL ( CCS17198 )
Unidade:
Centro de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Ao finalizar os estudos da disciplina o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer a Educação Interprofissional (EIP), a prática colaborativa e seus impactos na formação profissional em saúde no Brasil e no mundo; - Conhecer as competências interprofissionais e colaborativas: cuidado centrado no paciente/família/comunidade, trabalho em equipe, liderança colaborativa, comunicação interprofissional, resolução de conflitos e clareza de papéis; - Compreender como as competências colaborativas favorecem a atenção integral à saúde; - Relacionar a interprofissionalidade ao contexto do SUS, principalmente em relação ao princípio da integralidade e da qualidade da atenção; - Refletir sobre a importância da interprofissionalidade nos processos de trabalho e cuidado no SUS; - Desenvolver produtos técnico-científicos em grupos interprofissionais e colaborativos.

Ementa
Introdução à Educação Interprofissional (EIP) e prática colaborativa. Histórico e desafios da EIP no Brasil e no mundo. Desenvolvimento das competências interprofissionais e colaborativas. A interprofissionalidade e temas emergentes no contexto do SUS.

Bibliografia
1- BARR, H; LOW, H. Introdução à educação interprofissional.  Reino Unido: Caipe, 2013. E-book.  37 p.  2- TOASSI, R. F.  I nterprofissionalidade e formação na saúde: onde estamos?  Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017.  E-book.  101 p. 3- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa . 2010.  E-book.  42 p.

Bibliografia Complementar
1- BRASIL. Construindo caminhos possíveis para a educação interprofissional em saúde nas instituições de ensino superior do Brasil.  Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 26 p. 2- ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE.  Educação interprofissional na atenção à saúde: melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal.  Relatório da reunião. Bogotá, Colômbia. 7 a 9 de dezembro de 2016. Washington, D.C.: OPAS; 2017. E-book.  89 p. 3- BATISTA, N. A.; UCHÔA-FIGUEIREDO, L. R. Educação interprofissional no Brasil: formação e pesquisa . Porto Alegre: Rede Unida, 2022. E-book.  428 p. 4- DIAS, M. S. A. et al. Educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde . Sobral: Edições UVA, 2020. E-book . 259 p. 5- GUIZARDI, F. B.; DUTRA, E. B.; PASSOS, M. F. D. Aprendizagem e ferramentas colaborativas na saúde.  Porto Alegre: Rede Unida, 2021. E-book. 156 p.
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