Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO I ( DID06468 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
210
Número de Créditos:
9

Objetivos
Acompanhar o cotidiano de escolas de ensino fundamental, buscando a reflexão fundamentada sobre as práticas escolares; •          Planejar, organizar e executar atividades diversificadas e contextualizadas no ensino de Ciências empregando os diversos recursos didáticos disponíveis na escola, valorizando o contexto sócio-cultural dos alunos e da comunidade.

Ementa
Observação, vivência e análise crítica dos processos didático-pedagógicos que ocorrem na escola e em outros espaços educativos. A dimensão dos processos de ensino-aprendizagem e a relação teórico-prática no cotidiano escolar: concepção de currículo; seleção e organização de conteúdos, metodologia do ensino; livro didático, considerando a análise crítica de seus textos e o exame permanente da estruturação de seu conteúdo; e avaliação da aprendizagem. Ação docente, entendida como regência de classe, contendo a elaboração e operacionalização de processos pedagógicos.

Bibliografia
DELIZOICOV,D. ;ANGOTTI,J.A.;PERNAMBUCO,M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3ed. São Paulo: Cortez, 2009. NÓVOA, A. Profissão professor. 2ed. Porto: Porto Ed., 2008.

Bibliografia Complementar
DEMO, P.  Pesquisa: Princípio científico e Educativo. São Paulo. Cortez. 1989. LA TAILLE, Y. Limites: três dimensões educacionais. 3ed. São Paulo: Ática, 2006. PEREIRA, J.C.;ZEICHENER,K.M (org). A pesquisa na formação e no trabalho docente. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Carregando...