Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA ( TEP06540 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
4

Objetivos
Discutir e analisar criticamente concepções de educação e de educação científica; compreender o ensino e a aprendizagem a partir de uma abordagem histórica e contemporânea; entender a importância da interação professor-aluno e aluno-aluno na aprendizagem; identificar planos de ensino e a integração de seus elementos constituintes visando autonomia para construção de projeto próprio; identificar métodos e técnicas de ensino adequados aos conteúdos das ciências e saber utilizá-los; compreender a avaliação processual e elaborar instrumentos avaliativos adequados aos objetivos e conteúdos de aprendizagem.

Ementa
Educação de hoje. Planejamento de Ensino. Objetivos, Conteúdos, Metodologia, Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Relação professor-aluno.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA CACHAPUZ, António et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011 CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2010. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. GERALDO, A.C.H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico crítica. Campinas, SP. Autores Associados. 2009. HAYDT, R.C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 23. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2009 POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AIKENHEAD. Educação científica para todos. Portugal. Pedago. 2009. BASTOS, F.; NARDI, R. Polêmicas sobre abordagens para o ensino de ciências; uma análise com ênfase na ideia da pluralidade metodológica. In: TEIXEIRA, P.M.M.; RAZERA, J.C.C. (Orgs.). Ensino de Ciências: pesquisas e pontos de discussão. 1 ed. Campinas - São Paulo: Komedi, 2009, v. 1, p. 67-90. CARVALHO, A.M.P.; SASSERON. L.H. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciencias, 2011, v. 16(1), p. 59-77. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2003. Jan-Abr, p. 89-100 DRIVER, R. et al. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Quimica nova na escola. n.9, 1999, p.31-40. FANG, Z. The language demands of science reading in middle school. Internacional Journal of Science Education, Oxford, v. 28, n. 5, p. 491-520, 2006. GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. GERALDO, A.C.H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico crítica. Campinas, SP. Autores Associados. 2009. LABURÚ, C.E.; ARRUDA, S.M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de ciencias. Ciência & Educação. 2003, v. 9, n. 2, p. 247-260. LARROSA, J.B. Notas sobre a experiencia e o saber da experiencia. Revista Brasileira de Educação. n.19 2002, p. 20-28 MORTIMER, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências. v.8, n.2, 2003. MORTIMER, E.F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta para analisar e planejar o ensino. Investigações em ensino de ciências. v.7, n.3, 2002. PAULA, H.F.; LIMA, M.E.C.C. Educação em ciências, letramento e cidadania. Química Nova na Escola. n.26, 2007, p 03-09. POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. ROSA, K.; MARTINS, M.C. O que é alfabetização científica afinal? XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia. 2007. ROSA, P.R.S. Instrumentação para o ensino de ciencias. Campo Grande, MS. Ed. UFMS. 2010. SANTOS, W.L.P. Educação científica e tecnológica: um compromisso de educadores e cientistas para o desenvolvimento da ciencia e tecnología no Brasil. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Mar/2009. Pp SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F.  Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio. v.2, n.2, 2002. TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogía histórico-crítica e do Movimento CTS no Ensino de Ciências. Ciência e Educação, v.9, nº2, p177-190, 2003. ZOMPERO, A.F.; LABURU, C.E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio. v.3. n.º 03. 2011. pp 67-80.
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