Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE ( DID06466 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
·         Compreender o conceito de currículo como dimensão sócio, histórico, cultural e política; ·         Conhecer e problematizar os fundamentos do currículo e suas significações para a formação e prática docente e as políticas de educação; ·         Problematizar as diferentes concepções de currículo (tradicionais, crítico, pós-crítico, oficial e praticado) ·         Desenvolver atitude de reflexão sistemática e permanente sobre as concepções curriculares e seus reflexos sobre o processo de ensino-aprendizagem, a formação docente e as práticas educativas.

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise de um currículo. Formação para a docência.

Bibliografia
FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARAVALHO, Janete Magalhães (orgs.) Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro: DPet Alii; 2012.  SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. RODRIGUES, Alexsandro; BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa (org.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória: EDUFES, 2012. 

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Janete Magalhães. Diferentes Perspectivas da Profissão Docente na atualidade. Vitória: EDUFES, 2002. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo:  Cortez, 2005. MOREIRA, Antônio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo:  Cortez, 2011.
Carregando...