Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INSTRUMENTACAO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA ( DID04471 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
               Desenvolver atividades práticas visando instrumentalizar os alunos no desenvolvimento de práticas de ensino de Biologia.                 Estudar, discutir e propor alternativas de recursos didáticos e técnicas de preparação de materiais específicos para as aulas de Biologia no ensino médio.           Compreender e reconhecer a importância de associar constantemente a relação teoria e pratica, conteúdo e metodologia.           Valorizar a utilização de materiais alternativos.

Ementa
O método de pesquisa como instrumento de ensino. Programação e viabilidade de aulas de campo, de laboratório, de visita técnica e de entrevistas. Criação e produção de materiais, modelos e simulações. Uso de filmes e de computador - softwares e internet.

Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. BUSQUETS,  Maria Dolores e outros. Temas transversais em Educação. São Paulo: Ática, 1998. BORDENAVE, Juan Diaz. Estratégias de ensino-aprendizagem. 16ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. COELHO, M.J.R.; SANTOS, M.S. Comunidade Criativa: fazer brincando. 5ª ed. São Paulo: Paulinas, 1985. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 1995. FREITAG, Bárbara et al. O livro didático em questão. São Paulo: Papirus, 1995. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.   PICAZIO, C. Sexo secreto: temas polêmicos da sexualidade. São Paulo: Summus, 1998. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE. Conceitos para se fazer educação ambiental. São Paulo, 1997.    TRAJBER, R.; COSTA, L. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audiovisuais. São Paulo: Pierópolis, 2001.

Bibliografia Complementar
Carregando...