Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INSTRUMENTACAO PARA O ENSINO DE CIENCIAS ( DID04469 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Desenvolver junto aos alunos atividades práticas relacionadas ao ensino de Ciências Naturais. Estudar, discutir e propor alternativas de recursos didáticos e técnicas de preparação de materiais específicos para o Ensino de Ciências Naturais. Compreender a influência que o método científico exerce no ensino de Ciências Naturais.  Reconhecer a importância de associar o estudado ao vivido, a teoria e a prática no ensino de Ciências Naturais.

Ementa
O Ensino de Ciências - uma pesquisa. O método científico como instrumento de ensino. Programação e viabilização de uma aula de campo. Programação e viabilização de uma aula de laboratório - materiais alternativos. Programação e viabilização de uma visita técnica. Programação e viabilização de uma entrevista. Criação e produção de materiais, modelos e simulações. Uso de filmes. Uso do computador - softwares e internet.

Bibliografia
AREY, C. K. Ensinando ciências, algumas experimentações. 2. ed. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1975.   BLOUGH, G. O; SCHWARTZ, J.; HUGGETT, A. J. Como ensinar ciências. 3. ed. Rio de Janeiro: ao livro técnico, 1965. 3 v.   BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.   CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1978.   DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.   DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 1996.   ______. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.   ______. Pesquisa, princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 1990.   FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A .; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. 7. ed. São Paulo: Atual, 1986.   FRIZZO, M. N.; MARIN, E. B. O ensino de ciências nas séries iniciais. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1996.   GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.   LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.   SANTOS, N. D. Práticas de ciências, conteúdo e didática. 3. ed. Rio de Janeiro: Olímpia, 1968.   TRAJBER, Rachel; COSTA, Larissa. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audiovisuais. São Paulo: Pierópolis, 2001.

Bibliografia Complementar
Carregando...