Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais: Linguagem na Escola ( DID04139 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Reconhecer e caracterizar o sistema de escrita da língua portuguesa. Compreender a ortografia da língua portuguesa como elemento da escrita e suas regras. Discutir o ensino e a aprendizagem da ortografia da língua portuguesa, por meio da análise de atividades e de livros didáticos. Categorizar os erros ortográficos, compreender sua natureza e propor intervenções pedagógicas para sua superação.

Ementa
Análise e reflexão dos processos de ensino e de aprendizagem da linguagem e da língua portuguesa segundo os Referenciais Nacionais para Educação Infantil e Parâmetros Curriculares Nacionais

Bibliografia
OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: UFMG, 2005. MORAIS, Artur (org.) O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. MORAIS, Artur (org.) Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1988. CAGLIARI, Gladis Massini e CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado das Letras, 1999. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2004. ZORZI, Jaime. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artmed, 2001. ZORZI, Jaime. Aprendizagem e distúrbios da leitura-escrita: aspectos clínicos e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Bibliografia Complementar
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.