Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTAGIO DAS SERIES INICIAIS III ( DID03643 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
180
Número de Créditos:
3

Objetivos
GERAL: Exercitar os conhecimento e habilidades adquiridos no decorrer do curso de Pedagogia em situações reais nas escolas de ensino fundamental.   ESPECÍFICOS: Refletir criticamente sobre a realidade do ensino fundamental; Trocar experiências adquiridas no ensino superior com as escolas de ensino fundamental selecionadas para campo de estágio; Vivenciar o cotidiano das escolas de ensino fundamental; Identificar situações-problemas no campo de estágio; Elaborar proposta de intervenção para as situações problemas identificadas; Intervir no cotidiano/realidade com base na proposta elaborada e sustentada em práticas pedagógicas relacionadas dialeticamente com a(s) teoria(s) estudada (s). Participar de atividades variadas de regência relacionadas ao processo ensino e aprendizagem.

Ementa
Análise e reflexão crítica da realidade do Ensino Fundamental - Séries Iniciais - a partir de pesquisa - ação. Prática pedagógica relacionada dialeticamente com a teoria. Intervenção na realidade educacional.Organização e aplicação de métodos de ensino visando a construção de conhecimento dos conteúdos, de 1a. à 4a. séries, nos diferentes níveis de formação do sujeito social.

Bibliografia
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BIANCH, Ana Cecília de Moraes. Manual de Orientação – Estágio Supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1983. LUDKE, Menga & André, Marli E.D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Bibliografia Complementar
ASSUNÇÃO, Madalena S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores Associados, 1996. CADERNOS DE PESQUISA DO PPGE/UFES. Núcleo Temático: formação e práxis do professor. Vitória. nº. 6 e 7, fev. 1997 e 1998. CANDAU, V.M.F. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1986. ESPELETA, Justa. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992. PENIN, Sônia Teresinha de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus, 1994. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997. SANT’ANNA, Ilza Martins & MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1995. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SILVA, Teresinha Maria Nelli. A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador. São Paulo: EPU, 1990. SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A construção do conhecimento em salas de aula. São Paulo: Libertad, 1995. WEISZ, Telma & SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000. XAVIER, Maria Luísa M. & ZEN, Maria Isabel H. Dalla (Orgs.). O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. Porto Alegre: Mediação, 1997.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.