ASSUNÇÃO, Madalena S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores Associados, 1996.
CADERNOS DE PESQUISA DO PPGE/UFES. Núcleo Temático: formação e práxis do professor. Vitória. nº. 6 e 7, fev. 1997 e 1998.
CANDAU, V.M.F. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1986.
ESPELETA, Justa. Pesquisa participante. São Paulo: Cortez, 1989.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992.
PENIN, Sônia Teresinha de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus, 1994.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SANT’ANNA, Ilza Martins & MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1995. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SILVA, Teresinha Maria Nelli. A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador. São Paulo: EPU, 1990.
SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A construção do conhecimento em salas de aula. São Paulo: Libertad, 1995.
WEISZ, Telma & SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
XAVIER, Maria Luísa M. & ZEN, Maria Isabel H. Dalla (Orgs.). O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. Porto Alegre: Mediação, 1997.