Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTAGIO DAS SERIES INICIAIS II ( DID03642 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar o cotidiano da sala de aula Observar e participar das aulas em todas as 4 séries; Elaborar formas alternativas de trabalho pedagógico nas diferentes áreas do currículo; Analisar planos de ensino e sua execução; Discutir as questões diárias da sala de aula; Levantar temas para elaboração de proposta de intervenção no estágio III; Participar das atividades extraclasse, conselho de classe, planejamento de professores.

Ementa
Levantamento de caráter grupal e individual das turmas no cotidiano escolar. Discussão e proposta de intervenção de acordo com os levantamentos realizados. Análise do cotidiano da sala de aula. Caracterização da sala de aula de 1ª a 4ª séries. Aspectos físicos, pedagógicos, relacionais. O professor e o aluno – seus papéis e relações. Os planos de ensino e sua execução. Levantamento de temas para projetos do Estágio III.    

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: MEC/SEF, 1997.   CEVIDANES, Maria Eneida Furtado. A formação continuada nas diversas fases do processo de construção da carreira profissional das professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1996.   ______. Uma experiência de integração de conteúdos. RCP – Universo Pedagógico, Vitória,     Ano 3, n. 4, jan./jun. 1990.   CUNHA, Maria Isabel de. O bom professor e sua prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.   FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.   KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.   HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.   LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.   LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, mar./abr. 1996.   NOVASKI, Augusto João Crema. Sala de aula: uma aprendizagem do humano. In: PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática.   SANT’ANNA, Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiano. Didática: aprender e ensinar. 5 ed. São Paulo: Loyola, 1997.   SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.   VASCONCELLOS, Celso S. Construção do conhecimento em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Libertad, 1996.   ______. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. 2. ed. São Paulo: Libertad, 1996.     ______. Disciplina. São Paulo: Libertad, 1995.   ______. Avaliação. São Paulo: Libertad.                

Bibliografia Complementar
 Outras possíveis de atender às propostas de intervenção.      
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.