Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PORTUGUES (CONT E METODOLOGIA) ( LCE02871 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Espera-se que os alunos desta disciplina tenham condições de: a)      fundamentar teoricamente aspectos didático – metodológicos, vinculados ao processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental; b)      conhecer, vivenciar e posicionar-se criticamente acerca dos métodos, técnicas e situações de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental; c)      refletir acerca de questões fundamentais da linguagem relacionadas ao processo educativo; d)      empregar adequadamente a modalidade padrão da língua portuguesa; e)       planejar situações de ensino/aprendizagem de linguagem, bem como processos avaliativos adequados às séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa
Tendências e objetivos do ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentação teórica e metodológica para o ensino da Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita a partir de diversidade de gêneros e tipologias textuais: concepções de linguagem, de língua, de texto, de leitura, de produção de texto, de gramática e de prática de ensino. Planejamento e elaboração de materiais e procedimentos didáticos e de sistemática de avaliação da aprendizagem da língua materna.  Análise de materiais didáticos.

Bibliografia
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1ª a 4ª series do Ensino Fundamental) Brasília, 1999 . VAL, Maria da Graça Costa e VIEIRA, Martha Lourenço. Língua, texto e interação . Belo Horizonte: CEALE – UFMG, 2005. KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. SP: Cotez, 2003. NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de português: tijolo por tijolo: leitura e produção e escrita. SP: FTD, 1996. HUBNER, Regina Maria et alii. Língua Portuguesa. ( Coleção Diários de Classe) São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da Educação,1994. CAFIEIRO, Delaine. Leitura como processo. Belo Horizonte: CEALE-UFMG, 2005. ZACCUR, Edwiges. (org.) A magia da linguagem . Rio de Janeiro:DP&A, 2000. KOCH, Ingedore e ELIAS, Vanda Maria . Ler e compreender: os sentidos do texto . São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, Ingedore e ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual . São Paulo: Contexto, 2009. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário . Porto Alegre: Artmed, 2002. MARTINS, Aracy e MACHADO, Zélia. A escolarização da leitura literária . Minas Gerais: Autêntica, 2007. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática : conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.

Bibliografia Complementar
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.