BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1ª a 4ª series do Ensino Fundamental) Brasília, 1999 .
VAL, Maria da Graça Costa e VIEIRA, Martha Lourenço. Língua, texto e interação . Belo Horizonte: CEALE – UFMG, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. SP: Cotez, 2003.
NASPOLINI, Ana Tereza. Didática de português: tijolo por tijolo: leitura e produção e escrita. SP: FTD, 1996.
HUBNER, Regina Maria et alii. Língua Portuguesa. ( Coleção Diários de Classe) São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da Educação,1994.
CAFIEIRO, Delaine. Leitura como processo. Belo Horizonte: CEALE-UFMG, 2005.
ZACCUR, Edwiges. (org.) A magia da linguagem . Rio de Janeiro:DP&A, 2000.
KOCH, Ingedore e ELIAS, Vanda Maria . Ler e compreender: os sentidos do texto . São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, Ingedore e ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual . São Paulo: Contexto, 2009.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário . Porto Alegre: Artmed, 2002.
MARTINS, Aracy e MACHADO, Zélia. A escolarização da leitura literária . Minas Gerais: Autêntica, 2007.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática : conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.