Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GEOGRAFIA - CONTEUDO E METODOLOGIA ( EPS02870 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Conhecer fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Geografia para os diferentes níveis de ensino. Investigar processos de aprendizagem geográfica. Efetuar reflexões sobre a prática docente, na busca de alternativas pedagógicas para o ensino de Geografia. Experenciar possibilidades pedagógico-geográficas de leitura de mundo e escrita de vida. Aplicar diferentes escalas geográficas aos estudos (global, nacional, regional e local)

Ementa
A Geografia como possibilidade de leitura do mundo e de construção da cidadania. A elaboração do pensamento geográfico do professor dos primeiros ciclos do ensino fundamental. O fazer pedagógico do ensino de Geografia: fontes de pesquisa, métodos, recursos didáticos, seleção de conteúdos e instrumentos de avaliação. A Geografia do Espírito Santo.

Bibliografia
ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. ______Do desenho ao mapa:iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. ______; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico ensino e representação. São Paulo: Contexto, [1989] 2006. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. ______ Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. CADERNOS CEDES – Educação geográfica – teorias e práticas docentes. Papirus: Campinas, 2005. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na sala de aula.São Paulo: Contexto, 1999. CASTELLAR, S. (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia – práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. CAVALCANTI, Lana de Souza. Aformação de professores de Geografia; o lugar da prática de ensino. In: TIBALLI, E. F. A; CHAVES, S. M. (orgs.). Concepções e práticas de professores; diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 189-206. ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação:uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FERRAÇO, C. E. (org.). Cotidiano escolar; formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. _____Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.98, p. 73-96; jan./abr. 2007. GEOGRAFARES. 7 º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Novos desafios na formação do professor de Geografia. Vitória, n.4, 2003, CCHN-UFES. GIRARDI, G. ; GOMES, A. Geografia e História do Espírito Santo.São Paulo: FTD, 2008. v. 1. KOSEL, S. & FILIZOLA, R. Didática de Geografia:memória da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. LEITE, J. L. ; VALLADARES, M. T. R. Geografia IV. Vitória: UFES/NEAD, 2006. ______ Geografia e História II. Vitória: UFES/NEAD, 2006. LEME, D. C. et all. O ensino de Estudos Sociais no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade.São Paulo: Brasiliense, 1987. NUNES, C. A. Metodologia de ensino; Geografia e História. Belo Horizonte: Ed. LÊ, 1997. PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1994. PEREIRA G. B. P. e MENDES G. F. Práticas pedagógicas no ensino de Geografia.. Vitória da Conquista – BA: UESB, 1997. PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. & CACETE, N. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. PORTELLA, R. ; CHIANCA, R. M. B. Didática de Estudos Sociais. São Paulo: Ática, 1991. REGO, N. e SUERTEGARAY, D. e HEIDRICH A. Geografia e educação geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000. SACRISTÁN, J. G. & GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. SALETE, K. Didática de geografia: memórias da terra – o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996 SCHÄFFER, N. O et alli. Um globo em suas mãos – práticas para a sala de aula.2 ed. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005 SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. C. V. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. Valladares, M.T.R. A Geografia no Transcol: do senso comum e da sabedoria popular. Vitória, PPGE/UFES Caderno de Pesquisa – Formação e práxis político-pedagógica do professor. 1997. ______Para além do alfabetizar: a leitura do mundo. Vitória, PPGE/UFES Caderno de Pesquisa – Formação e práxis político-pedagógica do professor. 1997. ______Um estudo do lugar do nosso cotidiano:geografarES; Geografia do Espírito Santo. Vitória: UFES/NEAD, 2004. ______ Geografia I.Vitória: UFES/NEAD, 2006. ______ Aspectos históricos e geográficos, escolarização e construção identitária em comunidades indígenas, quilombolas etc no Estado do Espírito Santo. In: FOERST, E. et all: Interculturalidade e interdisciplinaridade na Educação do Campo.Vitória: PPGE/UFES, 2009, p.43-90. ZANOTELLI, C. ; SILVEIRA, M. C.; MOTTA, N. C. Geografia para o ensino fundamental.Vitória: SEDU/PROCAP, 2002. 5v. 

Bibliografia Complementar
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.