Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTAGIO DAS SERIES INICIAIS I ( DID03641 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Ø  Conhecer a realidade, o histórico, os aspectos físicos, administrativos e pedagógicos do cotidiano da escola pública; Ø  Analisar criticamente os dados, informações e toda dinâmica e funcionamento do cotidiano da escola; Ø  Buscar aprofundamento teórico sobre a escola pública; Ø  Registrar todos os dados e informações com vistas à elaboração de um relatório do estagio; Ø  Refletir sobre as práticas pedagógicas, buscando compreender criticamente a dinâmica no cotidiano da escola de referências teóricas; Ø  Relacionar teoria/prática, visando superação de análises dicotômicas que são do contexto escolar.

Ementa
      Cotidiano da escola pública das séries iniciais do ensino fundamental. O contexto escolar e sua relação com a sala de aula.       

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (PCN). Brasília: MEC/SEF, 1997.   CEVIDANES, Maria Eneida Furtado. A formação continuada nas diversas fases do processo de construção da carreira profissional das professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1996.   CUNHA, Maria Isabel de. O bom professor e sua prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992.   FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.   KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.   HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.   LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.   MORAIS, Régis. Sala de aula – que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1995.   PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática.   SANT’ANNA, Ilza Martins; MENEGOLLA, Maximiano. Didática: aprender e ensinar. 5 ed. São Paulo: Loyola, 1997.   SCHON, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.   VASCONCELLOS, Celso S. Construção do conhecimento em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Libertad, 1996.   ______. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. 2. ed. São Paulo: Libertad, 1996.   ______. Disciplina. São Paulo: Libertad, 1995.   ______. Avaliação. São Paulo: Libertad.

Bibliografia Complementar
Outras possíveis de atender às propostas de intervenção.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.