Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MATEMATICA II (CONT E METODOL) ( TEP02867 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Reconhecer a importância da matemática na formação do educando. ·         Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para saná-las. ·         Selecionar processos, material didático e técnicas adequadas ao ensino da matemática. ·         Familiarizar-se com conceitos de matemática e aplicá-los coerente e eficazmente na sala de aula. ·         Relacionar o ensino de matemática com os outros ramos do saber e com o cotidiano do aluno. ·         Construir o conceito de números fracionários e de frações equivalentes. ·         Compreender o sentido das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números fracionários. ·         Construir o conceito de números decimais com vírgula e das quatro operações. ·         Comparar características do sistema monetário nacional com o sistema de numeração decimal. ·         Compreender a evolução do sistema de medidas de comprimento e a necessidade de sua padronização. ·         Conhecer as unidades usuais de medidas de comprimento, capacidade, massa e a relação entre suas grandezas e com o sistema de numeração decimal. ·         Identificar e relacionar entre si as unidades de tempo. ·         Localizar e entender a movimentação de corpos no espaço com base em pontos de referência e indicações de direção. ·         Construir conceitos geométricos básicos, classificando e identificando características e propriedades dos principais sólidos geométricos e das figuras geométricas planas. ·         Coletar, organizar, ler e interpretar dados por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos. Conhecer metodologias e utilizar material didático para o trabalho com números racionais e com geometria.

Ementa
O ensino e a aprendizagem de medidas não inteiras – frações e decimais – e dos primeiros sistemas de medidas: conceitos, operações e resolução de problemas. O sistema monetário nacional. A evolução de noções lógico-espaciais e do pensamento geométrico no aprendiz: a localização de corpos no espaço e sua representação. Ensino e aprendizagem de conceitos básicos da geometria. Construção e exploração de diferentes recursos de ensino da geometria. Noções de probabilidade e estatística. O uso de gráficos e tabelas.

Bibliografia
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006. SANTOS, Vânia Pereira dos (Orgs.). Avaliação da aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Projeto Fundão. UFRJ. TOLEDO, Marília e TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática.  São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
CARRAHER, Terezinha Nunes (Org). Aprender pensando. 14 ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000. CARRAHER, Terezinha Nunes (Org). Na vida dez, na escola zero. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1994. CENTURIÓN, Marília. Números e operações. São Paulo: Scipione, 1995. IMENES, Luis Márcio. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1994. ______. Geometria dos mosaicos. São Paulo: Scipione, 1994. LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006. PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.