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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
MATEMATICA I (CONTEÚDO E METODOLOGIA) ( TEP02864 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Reconhecer a importância da matemática na formação do educando. ·         Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para saná-las. ·         Selecionar processos, material didático e técnicas adequadas ao ensino da matemática. ·         Familiarizar-se com conceitos de matemática e aplicá-los coerente e eficazmente na sala de aula. ·         Relacionar o ensino de matemática com os outros ramos do saber e com o cotidiano do aluno. ·         Identificar e valorizar o conhecimento matemático de crianças pré-escolares. ·         Discutir alguns aspectos dos PCNs de matemática. ·         Construir conhecimentos sobre os conceitos de: ordem, inclusão hierárquica, conservação de quantidade, seriação e classificação. ·         Conhecer a história dos números e as possibilidades da sua utilização no ensino-aprendizagem de matemática. ·         Compreender o sistema de numeração decimal, suas dificuldades e metodologias de trabalho com esse conteúdo. ·         Entender os fundamentos matemáticos envolvidos nas operações com números naturais. ·         Discutir as dificuldades encontradas pelos alunos na utilização dos algoritmos das operações. ·         Reconhecer a importância da resolução de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática e desenvolver meios de utilizá-la eficazmente. Conhecer metodologias a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, utilizando jogos, material concreto, recurso à história da matemática e tecnologias educacionais. 

Ementa
A evolução da noção de quantidade numérica na criança: os obstáculos e sua superação. Evolução histórica dos sistemas de numeração e propriedades do sistema de numeração decimal. As quatro operações numéricas: conceituação, algoritmos e resolução de problemas. Uso e produção de recursos para desenvolver as primeiras habilidades matemáticas. Investigações práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem lógico-matemático na infância.

Bibliografia
CARRAHER, Terezinha Nunes (org). Aprender Pensando. 14ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006. TOLEDO, Marília e TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática.  São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989. GOLBERT, Clarissa S. Jogos matemáticos. Porto Alegre: Mediação, 1997. (Jogos Athurma, 1) KAMII, Constance. A criança e o número. 17ª ed., Campinas, SP: Papirus, 1993. IMENES, Luis Márcio. A numeração indo-arábica. Coleção: Vivendo a matemática. 7a ed., São Paulo: Scipione, 1999. ______. Os números na história da civilização. Coleção: Vivendo a matemática. 11a ed., São Paulo: Scipione, 1999. LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006. PARRA, Cecília & SAIZ, Irma (org). Didática da matemática: reflexões psico-pedagógicas.Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. SPINILLO, Alina Galvão. Educação Matemática em Revista. (Edição especial sobre as séries iniciais do ensino fundamental) Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano II, n. 3, 2o sem. 1994.   
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