Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ARTE E EDUCACAO ( LCE02859 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1 Gerais: 1.1 Aquisição de fundamentos teórico-práticos sobre arte na educação da criança em suas etapas evolutivas; 1.2 Análise crítica (conscientização) sobre a realidade do ensino da arte na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental;   2 Específicos: 2.1 Enumerar fatores que justifiquem a importância da arte na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; 2.2 Identificar métodos específicos e possibilidades novas para o ensino da arte na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. 2.3 Trabalhar conteúdos metodológicos numa relação teoria e prática. 

Ementa
Panoramas do ensino da arte no Brasil. Principais correntes do ensino da arte. A expressão da criança.O ensino da arte na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Etapas do desenho infantil. Métodos do ensino da arte. Os três eixos do ensino e aprendizagem da arte. Áreas da expressão artística. Materiais expressivos (oficinas).

Bibliografia
FERREIRA, Sueli (org.) O ensino das artes: construindo caminhos . Campinas: Papirus, 2001 (Coleção Ágere) FUSARI, Maria F. Rezende e FERRAZ, Maria Heloisa C. T. Arte na educação escolar . São Paulo: Cortez, 1992. 151 p. IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Como eu ensino). 139 p.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, Ana Mae SALES, Heloisa Margarido (Org.). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990. 208 p. DUARTE JR. João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. São Paulo: Papirus, 1988. 150 p. FERRAZ, Heloisa C. T.; FUSARI, Maria F. Rezende. Metodologia do ensino de arte. São Pauto: Cortez, 1993.135 p. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. 126 p. LOWENFELD, Victor; BRITTAIN, W. Lambert. Desarollo de la capacidad creadora. Buenos Aires, Kapelusz, 1972.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.