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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
DIDATICA I ( TEP02856 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·         Identificar nas diferentes concepções de educação, sua expressão no processo de ensino e aprendizagem. ·         Compreender a relação indissociável entre os elementos constitutivos da prática pedagógica. ·         Entender a importância da relação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Elaborar planos de trabalho para a prática pedagógica na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa
Educação: concepções atuais. Componentes do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação. Relação professor-aluno.  

Bibliografia
ANDRÉ, Marli E. D. A. de e OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (orgs). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997 BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1993. CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1993. HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1993. ____. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. MASETTO, Marcos. Didática: o aluno como centro. São Paulo: FTD, 1997. VASCONCELLOS, Celso dos S. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995. WEIZ, Telma e SANCHES, Ana. O diálogo entre ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2001. (Série Palavra de Professor)

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   ALCUDIA, Rosa [et al.]. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. ÁLVAREZ, Maria Nieves [et al.]. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002. ANTÚNEZ, Serafín [et al]. Disciplina e convivência na instituição escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002. AQUINO, Julio Groppa. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno . São Paulo: Summus, 1996. ____ (org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. ____. (org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro. Violência e indisciplina nas práticas escolares de adolescentes . USP, São Paulo, 2000, tese de doutorado. ____. As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. Educação e Pesquisa . São Paulo, v.27, n.1, jan/jun/2001. ____. As “inter-ações” no cotidiano escolar . Anais do III Congresso de Reorientação Curricular: Temporalidades humanas e currículo, Blumenau, 2002. CARVALHO, Irene Mello. O processo didático . Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1984. DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre a educação e a cultura . Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. DUBET, François e MARTUCCELLI, Danilo. A socialização e a formação escolar. Lua Nova. Revista de Cultura e Política . No 40/41, 1997. ESTEVE, José. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Editora Porto, 1995. ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na sala de aula . Porto: Editora Porto, 1994. GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 2ed. Campinas: Autores Associados, 2003. (Coleção Educação Contemporânea) GHIRALDELLI Jr., Paulo. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LUCKESI, Cipriano C . Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST. Como fazer a escola que queremos: o planejamento. Caderno de Educação . No 6. Porto Alegre, 1996. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo . São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência na prática docente . 5 ed. São Paulo: Cortez. 2002. MENEGOLLA, Maximiliano e SANT’ANA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo, área, aula. Petrópolis: Vozes, 2002. NÉRICI, Imídeo G. Didática geral dinâmica . São Paulo: Atlas, 1992. ____.   Metodologia do ensino: uma introdução . São Paulo: Atlas, 1989. PILETTI, Claudino. Didática Geral . São Paulo: Ática, 1993. RONCA, Paulo Afonso Caruso e GONÇALVES, Carlos Luiz. A clara e a gema: o viver-na-escola e a formação de valores . São Paulo: EDESPLAN, 1999. SACRISTÁN, J. Gimeno e PÉREZ GÓMEZ,  A. I.. Compreender e transformar o ensino.  Porto Alegre: Artmed, 1998. SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia . São Paulo, Cortez, 1984. SOUZA, Maria Cecília C. C. de. Disciplina, a arte do coração inteligente . São Paulo: Fundação Fé e Alegria, 1996. SUCHODOLSKI, Bogdan . A pedagogia e as grandes correntes filosóficas . Lisboa: Livros Horizonte, 1984. TOSI, Maria Raineldes. Didática Geral: um olhar para o futuro. Campinas: Alínea, 2003. TURRA, Clódia M.G. et alii. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: Sagra, 1986. VEIGA, Ilma P. Alencastro (org.). Didática: o ensino e suas relações . Campinas: Papirus, 2000. ____. Repensando a didática . Campinas: Papirus, 1994
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