Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
AS MONARQUIAS ROMANO-GERMÂNICAS ( HIS16483 )
Unidade:
Departamento de História
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Compreender as linhas gerais dos reinos romano-bárbaros 2. Compreender as particularidades da historiografia sobre a formação dos reinos romano-germânicos, natureza e tipologia, cronologia e documentação, fronteiras e territórios 3. Identificar os processos de transformação e os fatores de transição na sociedade romana para os reinos romano-germânicos entre os séculos IV e VIII. 4. Refletir criticamente sobre os conceitos de ‘bárbaros’, ‘povos’, ‘germânicos’ e ‘invasões’ e sobre os processos históricos do Estado e da sociedade tardo-antiga e medieval na transição do Império aos Reinos. 

Ementa
Estudo sobre as chamadas ‘invasões bárbaras’ e a formação dos reinos no Ocidente após a tomada de Roma por Odoacro, rei dos Hérulos, em 476. A disciplina se destina a compreensão do processo histórico que ocorre desde a inserção dos chamados ‘bárbaros’ no Império Romano por meio das diversas formas de integração destes até o estabelecimento de novas formas de regimes políticos com os Ostrogodos e Visigodos na Península Itálica, dos Francos nas Gálias, dos Vândalos no norte da África incluindo os anglo-saxões. Das migrações ao estabelecimento de governos, reges, de códigos Lex Visigothorum e Lex Burgundionum. 

Bibliografia
EDWARD GIBBON. Declínio e queda do Império Romano. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. FRIGHETTO, R. Cultura e poder na Antigüidade Tardia Ocidental. Curitiba: Juruá, 2002. FRIGHETTO, R. A Antiguidade Tardia: Roma e as monarquias romano-bárbaras numa época de transformações, século II-VIII. Curitiba: Juruá, 2012. GUERRAS, M. S. Os povos bárbaros. São Paulo: Ática, 1991. JIMÉNEZ SÁNCHEZ, J. A.; SEIJO IBÁÑEZ, E. Magia y desprestigio en la corte merovingia: el caso de Fredegunda. Gérion, v. 38, n. 1, p. 227-257, 2020. MELLO, J. R. O Império de Carlos Magno. São Paulo: Ática, 1990. MENDONÇA, S. R. de. O mundo carolíngio. São Paulo: Brasiliense, 1987. RICHE, P. As Invasões Bárbaras. Lisboa: Europa-América, s/d. TODOROV, T. O medo dos bárbaros: para além do choque das civilizações. Petrópolis: Vozes; 2010. WICKHAM, C. O Legado de Roma: Iluminando a Idade das Trevas. Campinas: Editora Unicamp, 2019.

Bibliografia Complementar
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval. Lisboa: Ed. 70, 1987. FERNANDES, F. R. Do pacto e seus rompimentos: os Castros galegos e a condição de traidor na guerra dos cem anos. 1. ed. Curitiba, PR: Prismas, 2016. FRANCO Jr., H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. FRANCO Jr., H. A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 1996. HEERS, J. História Medieval. Rio de Janeiro: Difel, 1977. LAUAND, L. J. Cultura e educação na Idade Média: textos do Século V ao XIII. São Paulo: Martins Fontes, 1998. LE GOFF, J. (dir.). O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. LE GOFF, J.; SCHIMITT, J.-C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2002. LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edições 70, 1985. LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1984. PEDRERO-SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Agir, 1994. VERGER, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001. ZIERER, A.; XIMENDES, C. A. (org.). História antiga e medieval: cultura e ensino. São Luís, MA: Editora UEMA, 2009. ZIMO, A. E.; SPRECHER, T. D. V.; REYERSON, K. Rethinking Medieval Margins and Marginality. London: Routledge, 2020.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.