Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminários de Pesquisa em Ensino de Química ( DQF14591 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina tem como objetivo principal promover a reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica, identificando problemas de ensino e aprendizagem, as tendências atuais do ensino de química, análise e propostas de iniciativas para o trabalho docente, através da apresentação de seminários e palestras pelos alunos matriculados na disciplina, docentes da universidade e externos, abrangendo diversas áreas de pesquisa, metodologias e respectivas aplicações no ensino das ciências químicas e tecnológicas.

Ementa
Serão tratados temas atuais de relevância científica e social para a química e sua transposição como disciplina para o ensino básico (História e Filosofia da Química, Dependência Química e Saúde, Química e sua divulgação, Química e seu papel no desenvolvimento social, etc.), discussão de temas de interesse atuais e tendências em diversas especialidades da Química, no ambiente da universidade e de escolas de ensino básico da região, e sua relevância para o ensino de Ciências/ Química. Perspectivas para o ensino de Ciências/ Química no contexto atual.

Bibliografia
1.     CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. rev. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2011. 368 p. 2.     ROSA, M. I. P.; ROSSI, A. V. (Org.). Educação química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. rev. Campinas, SP: Átomo, 2012. 288 p. 3.  SANTANA, E. M. DE; SILVA, E. L. DA (Org.). Tópicos em Ensino de Química. 1. ed. São Carlos/ SP: Pedro e João Editores, 2014.

Bibliografia Complementar
1.     ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre/ RS: Bookman 2001. 2.     KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987. 3.     LUDKE, M. (Coord.). O Professor e a pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2011. 4.     MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998.  5. SANTOS, W. L. P. dos.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. atual. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2010. 159 p.
Carregando...