Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação ( VET14510 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar as correntes de pensamento que compreendem os fundamentos histórico-filosóficos da educação; - Analisar o processo histórico-filosófico da educação e sua relação com o contexto social; - Refletir a partir das discussões teóricas propostas para a prática educativa no contexto educacional e social brasileiro; - Realizar atividade de extensão no contexto educacional; - Identificar as especificidades e diversidade da faixa geracional no contexto escolar: infância, adolescência, juventude, maturidade e sujeitos idosos. - Identificar a importância da ludicidade no contexto do exercício da docência.

Ementa
Especificidade e intercomplementaridade entre fundamentos histórico-filosóficos da educação com a política e o cotidiano de saberes e fazeres na educação. Correntes do pensamento da prática pedagógica no Brasil, em sua relação com paradigmas filosóficos e a história recente do Brasil. A prática da extensão. A diversidade da faixa geracional no contexto educacional.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação . 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Moderna, 2006.  BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br>. ______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 . Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: /www.planalto.gov.br>. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2009.  NUNES, Antônio Vidal. Fundamentos filosóficos da educação . Vitória: NEAD, 2010.   SOUZA, Rosa Fátima de. História da Organização do Trabalho Escolar e do Currículo no Século XX . 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar
COVRE, Maria de Lourdes Manzini (Org.).  Formação do professor, formação do aluno.  São Paulo: Expressão & Arte, 2008.  GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia da educação . São Paulo: Ática, 2006. OLIVEIRA, Natália Fraga Carvalhais.; MELO,  Savana Diniz Gomes. Extensão universitária e educação básica . 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br>. ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da educação no Brasil. 32 ed. Vozes, 2007. SOUZA, Neusa Maria Marques. História da Educação . São Paulo: Avercamp, 2006.   CARDOSO, M.C. Ludicidade na universidade: um olhar reflexivo para as vivências lúdicas na formação de educadores. Anais do VII Encontro de Educação e Ludicidade (VII ENELUD) - Cultura Lúdica e Formação de Educadores. Universidade Federal da Bahia. FACED/UFBA. Salvador, 2013. Disponível em: http://www.viienelud.faced.ufba.br/modulos/gerenciamentodeconteudo/docs/128_anais_enelud.pdf>.
Carregando...