Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Química III ( DQF14589 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
O objetivo desta disciplina é instrumentalizar o professor em formação para o ensino de Química com enfase em Tecnologias da informação e comunicação, bem como, discutir o ensino por resolução de problemas.

Ementa
Ensino por Resolução de problemas, Estratégias de ensino com uso de Ferramentas Computacionais, tecnologia e ensino de Química; Currículo e aprendizagem no Ensino de Química;  Ensino de Físico-Química para a Escola Básica.

Bibliografia
1.     LEITE, B. TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUIMICA. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987. 3.        VOGEL, M.; MARI, C. F. O uso de temas químicos sociais como proposta de ensino de química. In: SANTANA, E. M. DE; SILVA, E. L. DA (Org.). . Tópicos em Ensino de Química. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014. p. 37–62. 

Bibliografia Complementar
1.     M. A. MOREIRA - “Teorias de Ensino-Aprendizagem,” São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, 1999. BRASIL. Ministério da Educação, EC, Secretaria de Educação Básica, SEB, Departamento de Políticas de Ensino Médio. “Orientações Curriculares do Ensino Médio”. Brasília, MEC/SEB, 2006. PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed. 1999.91p. CARVALHO, A. M. P.; GIL PÉREZ, D. Formação de Professores em Ciências. 6a ed. São Paulo – SP. Cortez, 2001 CHASSOT, A.; Alfabetização científica: questões e desafios para a educação, 5ª ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.
Carregando...