Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução ao Ensino de Química ( DQF14564 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Introduzir os conceitos iniciais e as perspectivas do ensino de Química para a Escola Básica, resgatando experiências dos estudantes e confrontando-os com a realidade profissional docente.

Ementa
O que é o ensino de Química no Século XXI; Ensino de Química centrado no professor e outras formas de Ensino; Papel do professor de Química na Escola de Ensino Básico; Licenciatura e Bacharelado em Química, diferenças e proximidades; Mapas conceituais como instrumentos didáticos de planejamento, avaliação e análise de currículo e a linguagem e o ensino de Ciências.

Bibliografia
1. VOGEL, M.; MARI, C. F. O uso de temas químicos sociais como proposta de ensino de química. In: SANTANA, E. M. DE; SILVA, E. L. DA (Org.). . Tópicos em Ensino de Química. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014. p. 37–62. 2. CHASSOT, A. A Ciências através dos Tempos; São Paulo: Ed. Moderna, 4a. ed., 1995. 3. MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

Bibliografia Complementar
1. LAZLO, P. A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química; Coleção Ciência Aberta 74, Lisboa: Ed. Gradiva, 1995. 2. MOREIRA, M. A. e BUCHWEITZ, B. Mapas Conceituais: Instrumentos Didáticos de Avaliação e Análise de Currículo. São Paulo: Ed. Moraes, 1987. 3. MOREIRA, M.A. e MASINE, E.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2002. 4. MORTIMER, E. F., SMOLKA, A. L. Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 5. FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU- Temas Básicos de Ensino, 1995.
Carregando...