Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologias Aplicadas para o Ensino de Química ( DQF14588 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina pretende inserir o licenciando no uso de tecnologias como ferramenta de ensino, estimulando o desenvolvimento do raciocínio abstrato e prático para o entendimento dos conceitos e conteúdos de Química.

Ementa
A sociedade contemporânea, a educação e o uso das tecnologias. Estudos e práticas de ensino e aprendizagem por meio das novas tecnologias aplicadas ao ensino de Química. A mediação pedagógica e o uso do computador como ferramenta para análise de problemas e instrumento de ensino de Química. Aplicação de novas tecnologias para o ensino de Química no Ensino Médio.

Bibliografia
1.       TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo, SP: Ed. SENAC São Paulo: 2010. 254 p. ISBN 9788573599213 (broch.) 2.      FERREIRA, V. F. AS Tecnologias Interativas no Ensino. QUÍMICA NOVA, 21(6) (1998). Disponível em: /www.scielo.br/pdf/qn/v21n6/2913> Acesso em 02/05/2017. MELO, João Ricardo Freire de. A formação inicial do professor de química e o uso das novas tecnologias para o ensino: um olhar através de suas necessidades formativas. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: /repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16039> Acesso em 02/05/2017.

Bibliografia Complementar
1.      MENDES, Sebastião Florêncio. Uso de novas tecnologias no ensino de química estrutura, aplicação e avaliação. 2002. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em: /repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83767> Acesso em 02/05/2017. 2.      LEITE, Bruno Silva. Discussões sobre Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Revista EducaOnline, Volume 10, No 1, janeiro/Abril de 2016. p. 37-54. ISSN: 1983-2664. Disponível em: /latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=809> Acesso em 02/05/2017. 3.      PIRES, M. A. O uso de novas tecnologias no ensino de Química. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. Disponível em: / http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5157> Acesso em 02/05/2017. 4.      SÁ, Lucas Vivas de. O uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma análise dos trabalhos presentes na Química Nova na Escola à luz da Teoria da Atividade. 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Disponível em: /repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20989> Acesso em 02/05/2017. XAVIER, Janaína Lopes; Neto, Gislane Silvério; Santos, José Divino dos; Mesquita, Nyuara Araújo da Silva. EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA EM SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE QUÍMICA. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), vol. 3.2016. ISSN 2447-8687. Disponível em: /www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/6623/4343> Acesso em 02/05/2017
Carregando...