Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o ensino de Química I ( DQF14583 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina pretende construir um processo de discussão acerca dos instrumentos usados para o ensino de Química nas escolas de nível básico. 

Ementa
Concepções sobre ensino e aprendizagem. Conteúdos de Química do Ensino Médio. BNCC(Base Nacional Comum Curricular) – Ensino de Química; Currículos estaduais para o Ensino de Química; Livros didáticos para a Escola Básica – análise. 

Bibliografia
1.     BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M.  – “Estratégias de Ensino Aprendizagem, Ed. Vozes, 1988. 2.     GIL-PERÉZ, D.  & CARVALHO,  A. M. P.  - "Formacão de Professores de Ciências :Tendências e Inovações” Coleção Questões da Nova Época, v.26, Ed. Cortez, 1995. 3.     MIZUKAMI, M.G.N. “Ensino: as abordagens do processo” São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, 1986.

Bibliografia Complementar
1.    MOREIRA, M. A.  - “Teorias de Ensino-Aprendizagem,” São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, 1999. 2.    VOGEL, M.; MARI, C. F. O uso de temas químicos sociais como proposta de ensino de química. In: SANTANA, E. M. DE; SILVA, E. L. DA (Org.). . Tópicos em Ensino de Química . 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014. p. 37–62. 3.    BRASIL. Ministério da Educação, EC, Secretaria de Educação Básica, SEB, Departamento de Políticas de Ensino Médio. “Orientações Curriculares do Ensino Médio”. Brasília, MEC/SEB, 2006. 4.    BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. 5.    BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
Carregando...