1. LAZLO, P. A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química; Coleção Ciência Aberta 74. Lisboa: Ed. Gradiva, 1995.
2. MOREIRA, M. A.; MASINE, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2002.
3. MORTIMER, E. F.; SMOLKA, A. L. Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
4. OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Tecendo Diálogos Sobre Direitos Humanos na Educação Em Ciências.1ª Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
5. PINHEIRO, B. C. S.; ROSA, K. (Orgs). Descolonizando saberes: A lei 10639/ 2003 no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências).