Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Metodologia do Ensino de Química e Ciências ( DQF14582 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina pretende fornecer aos alunos uma visão sistêmica de metodologias de ensino, visando prepará-lo para reconhecer a linguagem e outras ferramentas que envolvam o processo de ensino aprendizagem, principalmente de Química e Ciências.

Ementa
Critérios para a ocorrência da aprendizagem significativa em ciências. As concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de aulas de ciências e química. Reconhecimento de diferentes abordagens da ciência na prática docente. O papel da experimentação e da história da ciência no ensino-aprendizagem de Química e Ciências. Mapas conceituais como instrumentos didáticos de avaliação e análise de currículo. A linguagem e o ensino de Ciências. Educação para os direitos humanos: a lei 10639/ 2003 no ensino de Ciências; diversidade sexual, religiosa, de faixa geracional e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Aplicação de metodologias de ensino inovadoras abordando os conteúdos de Química no Ensino Médio. Contato com práticas educacionais que ocorrem em outros ambientes que não o escolar. Contato com elementos da cultura que se relacionam com o ser professor. Elaboração e desenvolvimento de atividades em espaços formais e não formais de educação da região.

Bibliografia
1. MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. 2. SANTANA, E. M. DE; SILVA, E. L. DA (Org.). Tópicos em Ensino de Química. 1. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2014. 3. FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU- Temas Básicos de Ensino, 1995

Bibliografia Complementar
1. LAZLO, P. A Palavra das Coisas ou A Linguagem da Química; Coleção Ciência Aberta 74. Lisboa: Ed. Gradiva, 1995. 2. MOREIRA, M. A.; MASINE, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro Editora, 2002. 3. MORTIMER, E. F.; SMOLKA, A. L. Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 4. OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, G. R. P. C. Tecendo Diálogos Sobre Direitos Humanos na Educação Em Ciências.1ª Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. 5. PINHEIRO, B. C. S.; ROSA, K. (Orgs). Descolonizando saberes: A lei 10639/ 2003 no ensino de Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. – (Coleção culturas, direitos humanos e diversidades na educação em ciências).
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