Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TÓPICOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E PROCESSOS FORMATIVO-EDUCACIONAIS III ( PGPI0045 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Processos Formativos e suas relações com os jogos de produção da identidade e diferença nas tramas biopolíticas. Normalidade e anormalidade como processos de captura e obsessão pela igualdade. Problemas e perigos nos discursos e políticas da e para a Diversidade. Diferença como operador de desigualdade e suas relações com os processos de subjetivação e as Políticas Públicas. Corpo, gênero, sexualidade e o biopoder como forma de governo do vivo e da população. Corpo e gênero como bioresistência. Biopolítica e governamentalidade.

Bibliografia
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 1ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2014. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. 10ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 27. História da sexualidade 3: o cuidado de si. 7ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005. GADELHA, Silvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ªed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. PIERUCCI, Antônio Flávio. Ciladas da diferença. São Paulo: USP, ed. 34, 2008. SKLIAR, Carlos. Pedagogia improvável da diferença e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.). O sujeito da educação: estudos foucautianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Bibliografia Complementar
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