Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Psicologia Institucional e Epistemologias ( PGPI0065 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Conceito de Política. Políticas públicas, políticas de governo, políticas de estado. Conceito de formação e aprendizagem. Políticas educacionais, institucionalismo e Psicologia. Politicas de aprendizagem. Conceito de atividade e gestão. Trabalho, gestão e institucionalismo. Psicologia e políticas públicas.

Bibliografia
Bibliografia: ALTOÉ, S. (Org.). René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004. BAKHTIN, Ml. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARROS, M. E. B.; LOUZADA, A. P. F.; OSÓRIO, C. Clínica da atividade: dos conceitos às apropriações no Brasil. In: BENDASSOLI, P. F.; SOBOL, L. A. Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, 2010. Campos, G. W. de S.(2000). Um método para análise e cogestão de coletivos. São Paulo: Hucitec. ESCÓSSIA, L. (2009). O coletivo como plano de criação na saúde pública. Interface - Comunic., Saúde, Educ., 13(1), 689-94. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2013. KAFKA, F. Comunidade. In: . Narrativas do Espólio. (pp. 112-113). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte:Fabrefactum. 2010 CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006 CLOT, Y. A psicologia do trabalho na França e a perspectiva da clínica da atividade. Conferência proferida pelo Prof. Yves Clot no evento realizado na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 18 set. 2007. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed 34, 2016. LOURAU, R. Implicação e sobreimplicação. In: ALTOÉ, S. (Org.). René Lourau: analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004. ODDONE, I.; RE, A.; BRIANTE, G. Redécouvrir l.expérience ouvrière: vers une autre psychologie du travail? Paris: Messidor, 1981. PASSOS, E.; EIRADO, A. Cartografia como dissolução do ponto de vista do observador. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia:pesquisa- intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p 109-130. ROMANO, R. (2005). O público e o privado. In: Heiman, L. S. Ibanhez, L. C. & Barboza, R. (Org.). O público e o privado na saúde (pp. 146-162). São Paulo: Hucitec: OPAS: IDRC. SADER, E. S. (2005). O público, o estatal e o privado. In: Heiman, L. S. Ibanhez, L. C. e Barboza, R. (Org.). O público e o privado na saúde. São Paulo: Hucitec: OPAS: IDRC. SANTOS, M. (2000). Território e sociedade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. SCHWARTZ, Y. Travail et gestion: niveaux, critéres, instances. Revue Performances Humaines et Technicque, Paris: Octares, n. hors-série, septembre, p. 10-20, 2003. VARELA, F. O círculo criativo: esboço histórico-natural da reflexividade. In WATZLAWICK, P. A realidade inventada. Campinas: Editorial PSY II, 1994. p. 302-316 VEYNE, P. 1998.Como se escreve a história, Foucault revoluciona a história. Brasília: Universidade de Brasília Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008 Holston, J. Cidadania Insurgente: disjunções da democracia e da modernidade no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 2013. Pérez Islas, J. Nueva crisis ¿una reestructuración de la condición juvenil? Construyendo hipótesis. In Curso Jóvenes, educación y trabajo. Nuevas tendencias y desafíos, FLACSO- Argentina, 2010. Pico, M.E & Vanegas, J. H. Condición juvenil contemporánea: reflexiones frente a las realidades del actual contexto sociohistórico y laboral. Polis. Revista Latinoamericana, 2014; 13 (39): 393-415. Roncetti Paulino, Verônica Belfi; Côco, Valdete Políticas públicas educacionais: vozes que emergem no trabalho docente na Educação Infantil Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, vol. 24, núm. 92, julio-septiembre, 2016, pp. 697-718 Fundação Cesgranrio Rio de Janeiro, Brasil CANGUILHEM, G. Dialética e Filosofia do Não em Gaston Bachelard. In: BERGSON, H.; CANGUILHEM, G. Estudos de história e de filosofia das ciências: concernente aos vivos e à vida. Rio de Janeiro: Forense, 2012c. p. 207-219 POLÍTICAS PÚBLICAS, FINANCIAMENTO, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA atividade e dos processos de trabalho e a análise da atividade Tese de Doutorado.

Bibliografia Complementar
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