Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TRABALHO E EDUCAÇÃO ( EPS03876 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o trabalho como princípio educativo; Discutir as transformações do mundo produtivo no contexto da globalização econômica; Analisar as políticas de formação profissional no contexto atual; Relacionar a formação do ensino médio com a educação profissional; Analisar a escola, os profissionais e o mundo do trabalho.

Ementa
Trabalho, processos produtivos e educação. Mudanças tecnológicas, educação e qualificação profissional. Políticas de formação profissional. Informação profissional no ensino médio. O pedagogo: agente mediador e articulador entre a escola e o mundo do trabalho.

Bibliografia
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social : uma crônica do salário. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. In: Retratos da Escola. Brasilia, v. 5, n.8, 2011. FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Ensino médio no Brasil: os desafios das políticas de garantia do direito a sua universalização. In Linhas Críticas, Brasília, DF, v.17, n. 34, 2011.

Bibliografia Complementar
FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Edna Castro. Entre a Inclusão Social e a Integração Curricular: os dilemas políticos e epistemológicos do PROEJA. In: Revista Educação e Realidade . Porto Alegre: v. 35, n. 1, 2010. p. 87-108. FRIGOTTO, G. e CIAVATTA, M. (org). Ensino médio integrado : concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. e RAMOS, M. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. In Educação & Sociedade , Campinas, v. 26, nº 92, 2005. GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. KUENZER, A. A Formação de professores para o Ensino Médio: velhos problemas, novos desafios. In Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, nº 116, 2011. MACHADO, L.R.S. Politecnia , escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez, 1989. MACHADO, Lucília Regina de Souza . PROEJA : O significado socioeconômico e o desafio da construção de um currículo inovador. In: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro. (Org.). PROEJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: MEC, SEED, TV Escola, Salto para o Futuro, 2006, v. 16, p. 36-53. MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna . Campinas: Alínea, 2007. PIMENTEL, A.G. Toyotismo: prisão para mente. In: Estudos do Trabalho. Revista da RETE. Ano I, nº 1, 2007. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.12, nº 34, 2007. SIMOES, Carlos Artexes. Políticas públicas do ensino médio: iniciativas governamentais e o Ensino Médio Inovador. In : Retratos da Escola. Brasilia, v. 5, n. 8, 2011. p. 111-125
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