Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ALFABETIZACAO II ( LCE02865 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer as dimensões da alfabetização orientadoras do ensino da leitura e da linguagem escrita na sala de aula. Compreender a leitura e a produção de textos orais e escritos como processos de construção de sentidos. Construir propostas para trabalhar a leitura e a produção de textos orais e escritos na alfabetização. Conhecer as principais características do sistema alfabético/ortográfico de escrita da língua portuguesa. Identificar, analisar e compreender os motivos dos erros de ortografia na escrita dos aprendizes da leitura e da escrita. Elaborar propostas de ensino que levem à aprendizagem da leitura e da escrita. Refletir sobre propostas de avaliação da alfabetização.

Ementa
Concepções de linguagem e tipos de ensino relacionados. Linguagem, poder e discriminação. Variação linguística. Relações entre fala e escrita. O sistema de escrita da língua portuguesa. Leitura e produção de texto na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita: na educação infantil e/ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. As hipóteses das crianças sobre os erros na escrita. Possibilidades de intervenção na escrita infantil. Avaliação e acompanhamento do processo de alfabetização.

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipine, 1998. p. 119-132. CAGLIARI, L. C. Alfabetização & linguística. São Paulo: Scipione, 1989. GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Cap. 3, p. 115-218. LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989. 

Bibliografia Complementar
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. CAGLIARI, Gladis Massini; CAGLIARI, Luis Carlos. Diante das letras: A escrita na alfabetização. São Paulo: Mercado das Letras. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta o ensino de 1o e 2o graus. São Paulo: Cortez, 1996. p. 41-65.
Carregando...