Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ALFABETIZACAO I ( LCE02861 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Ao final do trabalho, os/as alunos/as deverão: Compreender os conceitos de alfabetização e de letramento e suas relações com as práticas de ensino na fase inicial de aprendizagem da leitura e linguagem escrita. Refletir sobre a história da alfabetização no Espírito Santo. Conhecer as explicações teóricas sobre o desenvolvimento da escrita nas crianças. Discutir as bases conceituais e práticas do trabalho com a leitura e a produção de textos orais e escritos na escola.

Ementa
Alfabetização e letramento: conceitualizações, aspectos históricos, políticos e educacionais. Alfabetização, leitura e escrita na Educação Infantil e nas series iniciais do ensino fundamental. Articulação teoria e prática no processo de alfabetização. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita e as contribuições de estudos e pesquisas de base construtivista e histórico-cultural. Métodos de alfabetização: sintéticos, analíticos e ecléticos: evolução histórica e análise crítica. Novas propostas didáticas para a alfabetização, baseadas em estudos e pesquisas recentes nos campos da Psicologia, Linguística e Sociolinguística. Levantamento, análise e avaliação de cartilhas e outros materiais existentes para a alfabetização.

Bibliografia
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. GONTIJO, Claudia Maria Mendes; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A escrita como recurso mnemônico na fase inicial da alfabetização: uma análise histórico-cultural. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 143-167, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a09v2378.pdf. GONTIJO, Claudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Editora Cortez, 2008. LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Liev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Aléxis. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: 2006. p. 143-189. MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados. Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Conferência proferida no Seminário “Alfabetização e letramento em debate”. Brasília, MEC. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf
Carregando...