Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INTRODUCAO A EDUCACAO ESPECIAL ( TEP03142 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver análise crítica sobre o processo histórico, as políticas públicas, a legislação e a gestão em Educação Especial, os portadores de necessidades educacionais especiais, a inclusão escolar e social e as diferentes temáticas relacionadas com o nosso objeto de estudo, situando-as dentro do contexto sócio-político-educativo brasileiro.

Ementa
  Visão geral da Educação Especial discutindo seus aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos.  Análise da situação Especial no Brasil e no Estado do Espírito Santo.  Breve caracterização dos vários grupos de indivíduos com deficiências, em função de suas necessidades educativas especiais.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS:   MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva (Org.). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2. ed., rev. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003. (Coleção Magister).   PALHARES, Marina Silveira; MARINS, Simone Cristina (Org.). Escola inclusiva. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2002.

Bibliografia Complementar
– BIBLIOGRAFIAS COMPLEMENTARES:   BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação/96. Brasília: Ministério da Educação.   BAPTISTA, C. R. e BOSA, C. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre:  Artmed, 2002.   Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais: Brasília:  CORDE, 1994.   SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos.  Rio: VWA, 1997.   SKLIAR, C. (Org.). Educação e Exclusão. Porto Alegre: Editora Mediano, 1999.   RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri; BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho (Org.).  Educação Especial: Do querer ao fazer. São Paulo:  Avercamp, 2003
Carregando...