Parte I - Educação no Brasil colônia
FONSECA, Marcus Vinícius. Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica. Revista Brasileira de História da Educação . Campinas: SP, n. 4, p. 123-144, jul./dez. 2002;
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 1-38.
PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 42-59.
PRIORE, Mary Del. O papel branco, a infância e os jesuítas na colônia. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História da criança no Brasil . São Paulo: Contexto, 1991.p. 10-27;
RIBEIRO, Arilda I. M. Mulheres educadas na colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 79-94.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 25-199.
SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 13-172.
SILVA, Adriana Maria Paulo da. A Escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. Revista Brasileira de História da Educação . Campinas: SP, n. 4. p. 145-166, jul./dez. 2002.
Parte II - Educação no Brasil império
BINZER, Ina von. Os meus romanos : alegrias e tristezas de uma educadora alemã no
Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FARIA Filho, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX . In:LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000.p.135-150.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 39-54.
RITZKAT, Marly Gonçalves Bicalho. Preceptoras alemãs no Brasil. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 269-290.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 115-181.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador : Dom Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.125-157 . Cap. 7. Um monarca nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Imperial de Belas-Artes e o Colégio Pedro II – p. 125-157.
SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 200-317.
VILLELA, Heloisa de O. S.. O mestre escola e a professora . In: LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134.
Parte III - Educação no Brasil republicano
CARVALHO, José Murilo de. Utopias republicanas. In: CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 17-33;
CARVALHO, Marta M. C. de. Reformas da instrução pública. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 225–253
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 55-135.
Manifesto dos Pioneiros da Educação – www.google.com.br ou em GHIRALDELLI Jr., Paulo. História da educação . São Paulo: Cortez, 1990.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 195-440.
SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 318-497.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, Pablo A. A; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação : visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
VIDAL, Diana. Escola nova e processo educativo. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 497-517