Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
HISTORIA DA EDUCACAO II ( EPS02852 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
– Analisar a educação brasileira, na perspectiva de compreender a função assumida pela escola nos diferentes contextos históricos; – Destacar alguns temas que mobilizaram e ainda mobilizam a sociedade brasileira em torno da educação, tais como: - o direito à educação; - a escola pública e a escola privada; - a formação de professores; - o ideal republicano de escola pública, gratuita, obrigatória, laica e universal; a tensão entre quantidade e qualidade; - a gestão e o financiamento da educação; as teorias e concepções pedagógicas.

Ementa
A educação analisada no contexto de movimentos sócio-históricos, políticos, econômicos e culturais objetivados no Brasil colonial, imperial e republicano; configurações históricas de teorias e práticas educacionais contemporâneas no Brasil.

Bibliografia
Parte I - Educação no Brasil colônia FONSECA, Marcus Vinícius. Educação e escravidão: um desafio para a análise historiográfica. Revista Brasileira de História da Educação . Campinas: SP, n. 4, p. 123-144, jul./dez. 2002; HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 1-38. PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 42-59. PRIORE, Mary Del. O papel branco, a infância e os jesuítas na colônia. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História da criança no Brasil . São Paulo: Contexto, 1991.p. 10-27; RIBEIRO, Arilda I. M. Mulheres educadas na colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 79-94. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 25-199. SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 13-172. SILVA, Adriana Maria Paulo da. A Escola de Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. Revista Brasileira de História da Educação . Campinas: SP, n. 4. p. 145-166, jul./dez. 2002. Parte II  -  Educação no Brasil império BINZER, Ina von. Os meus romanos : alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. FARIA Filho, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX . In:LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000.p.135-150. HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 39-54. RITZKAT, Marly Gonçalves Bicalho. Preceptoras alemãs no Brasil. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 269-290. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 115-181. SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador : Dom Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.125-157 . Cap. 7. Um monarca nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Imperial de Belas-Artes e o Colégio Pedro II – p. 125-157. SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 200-317. VILLELA, Heloisa de O. S.. O mestre escola e a professora . In: LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 95-134. Parte III  -  Educação no Brasil republicano CARVALHO, José Murilo de. Utopias republicanas. In: CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 17-33; CARVALHO, Marta M. C. de. Reformas da instrução pública. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 225–253 HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira : leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. p. 55-135. Manifesto dos Pioneiros da Educação – www.google.com.br ou em GHIRALDELLI Jr., Paulo. História da educação . São Paulo: Cortez, 1990. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil . São Paulo: Autores Associados, 2007. p. 195-440. SCHWARCZ, Lilia M., STARLING Heloisa M.. Brasil : uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 318-497. SILVA, Tomaz Tadeu da. A “nova” direita e as transformações na pedagogia da política e na política da pedagogia. In: GENTILI, Pablo A. A; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação : visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. VIDAL, Diana. Escola nova e processo educativo. In:LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de, VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 497-517

Bibliografia Complementar
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