Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTORIA DA EDUCACAO I ( EPS02639 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender a História da Educação universal, concebendo-a como construção do ser humano, relacionada às condições materiais, políticas, sociais, econômicas e culturais, próprias de sua existência; - Introduzir a disciplina com base em conteúdos referentes à história geral da educação, história da educação brasileira e história da educação verificando conceitos, significados, objetos e fontes de estudo e sua importância para a formação do educador; - Estudar os principais elementos da história geral da educação nos diferentes momentos históricos; - Estudar o processo histórico da educação brasileira e piauiense, considerando a realidade social, política, cultural e econômica de cada época, bem como as idéias e práticas educativas dos seus sujeitos históricos.

Ementa
História e Educação. As origens da Educação. A Educação greco-romana. A educação medieval. A Educação humanista-renascentista e sua transplantação para o Brasil.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.História da educação e da pedagogia:geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. BICUDO, Maria Aparecida V., SILVA JR, Celestino A. Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p. 145-155. BORGES, Vavy P. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1982. BRANDÃO, Carlos R. O que é educação. 43ª. reimpr. da 1ª ed. de 1981. São Paulo: Brasiliense, 2004 (Coleção Primeiros Passos, 20). __________ (0rg.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982. CAMBI, Franco. Historia da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. CORRÊA, Vera. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você, professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000. FRANCO, JR Hilário.A idade média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1988. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Historia das idéias pedagógicas.São Paulo: Ática, 1993. GAL, Roger. História da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1989. GHIRALDELLI Jr, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 1987. GILES, Thomas R. História da educação. São Paulo: EPU, 1987. HUBERMANN, Leo. História da riqueza do homem.Rio de Janeiro: Zahar, 1989. LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia.São Paulo: Mestre Jou, 1970 LOPES, Eliane M. T. Perspectivas históricas da educação. São Paulo: Ática, 1986. ______. GALVÃO, A. M. O. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. MANACORDA, Mario A.História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1992. MONROE, Paul.História da Educação.São Paulo: Nacional, 1978. NUNES, Ruy A. da C. Historia da educação na Idade Média.São Paulo: EPU, 1979. _______. História da educação no Renascimento. São Paulo: EPU, 1980. PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes.12. ed. São Paulo: Cortez, 1992. SOUZA, Neusa M. M. (org.) História da educação: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Contemporânea. São Paulo: Avercamp, 2006. WACHOWICZ, Lílian Anna. Pedagogia mediadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Bibliografia Complementar
Carregando...