Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
OPInE I - Oficina de Projeto em Inovação e Empreendedorismo I ( DDI17011 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
1. Descrever o processo de identificação do problema/desafio e criação de solução por meio das metodologias ativas de aprendizagem propostas; 2. Aplicar esse conhecimento para planejar o processo de desenvolvimento da solução em uma equipe multidisciplinar; 3. Criar um produto mínimo viável (mvp) para testar a validade da solução; 4. Defender as decisões de projeto feitas pela equipe e os conceitos propostos para o novo produto ou serviço

Ementa
Oficina de projetos em Inovação e Empreendedorismo pautados em desafios abertos e reais. Desenvolvimento de soluções com viabilidade técnica e mercadológica. Metodologias Ativas de Aprendizagem para dinâmicas individuais e em grupos. Temáticas e ferramentas abordadas: criatividade, inovação, empreendedorismo, proposta de valor, persona, mapa de empatia, instrumentos de coleta de dados, pesquisa de mercado, apresentações de alto impacto (pitch), canvas de modelo de negócios, produto mínimo viável (MVP). 

Bibliografia
AMBROSE, Gavin. Design thinking. Porto Alegre Bookman 2015 1 recurso online (Design básico). ISBN 9788577808267. Disponível em:  BIRKINSHAW, Julian. 25 ferramentas de gestão inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. Rio de Janeiro Alta Books 2020 1 recurso online ISBN 9788550805115. Disponível em:  BROWN, Tim. Design thinking uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online ISBN 9788550814377. Disponível em: 

Bibliografia Complementar
BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007. DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. Rio de Janeiro LTC 2015 1 recurso online ISBN 978-85-216-3016-6. Disponível em:  KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 229 p.  
Carregando...