Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Teoria do Design 2 - Gestão, pensamento e metodologia ( DDI17010 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
1. Desenvolver processos que permitam ao estudante ser capaz de, a partir de uma dada conjuntura (cliente, usuários, limitações, circunstâncias e oportunidades), elaborar uma hipótese preliminar de solução e um programa de ação, identificando e articulando os campos do design e de outras especialidades profissionais, capazes de fundamentar o projeto. 2. Desenvolver processos que permitam ao estudante elaborar uma proposta de projeto complexo, contemplando os seguintes elementos objetivos e mensuráveis: cronograma detalhado, orçamento detalhado, dimensionamento da equipe de projeto, dimensionamento dos recursos necessários. 3. Desenvolver processos que permitam ao estudante elaborar uma proposta de projeto complexo, contemplando os seguintes elementos argumentativos: estado da arte e situações congêneres; escopo do projeto; objetivos geral e específicos; resultados pretendidos; aspectos metodológicos e gestoriais do projeto. 

Ementa
Desenvolvimento de propostas de projeto. Fundamentação. Escopo. Estado da arte. Cronograma e orçamento. Recursos humanos. Estratégias retóricas de pensamento e argumentação projetual.

Bibliografia
GIDO, Jack; CLEMENTS, James P. Gestão de projetos. São Paulo: Thomson, 2007 LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008.

Bibliografia Complementar
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010. COLLECTIVE intelligence in design. Londres: Wiley, 2006. KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al. (Org.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2011. MARTIN, Roger L. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Carregando...