Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTETICA E HISTORIA DA ARTE I ( FTA03930 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Iniciar-se na análise das principais manifestações artísticas desde o Paleolítico até final do período renascentista no contexto geo-histórico no qual foram produzidas. A partir dos principais exemplos, se aprofundará na ligação entre os espaços e modelos sócio-culturais como principais fatores que dotarão de significado histórico à obra de arte. Ao mesmo tempo, a análise de obras de arte introduzirá aos alunos no conhecimento das tipologias, das técnicas e do vocabulário artístico nas culturas correspondentes à Pré-História, Idade Antiga, Idade Média e Renascimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Distinguir as características essenciais de cada um dos períodos da história da arte desde a Pré-história até o Maneirismo, sua segmentação estilística, sua sucessão no tempo, suas particularidades e elementos básicos. Analisar a relação entre as obras da história da arte antiga e medieval e as circunstâncias que as geram avaliando como o contexto geográfico, histórico, político, social, religioso e cultural influencia o processo de concepção e desenvolvimento das expressões artísticas. Avaliar a importância das fontes literárias clássicas como um mecanismo para a recuperação e valorização de seus restos materiais. Incentivar um conhecimento crítico da história da arte antiga e medieval mediante a documentação bibliográfica e uma análise posterior conhecendo e interpretando os fenômenos e experiências artísticas em referência ás posições historiográficas existentes.

Ementa
Principais manifestações artísticas no Ocidente, da pré-história ao século XVI, e no Oriente e América Pré-Colombiana. Antecedentes primitivos e remotos, antigas civilizações, classicismo greco-romano, a Idade Média. O nascimento da Idade Moderna: Mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas no Renascimento. Início das vertentes pós-clássicas, Maneirismo.

Bibliografia
BAZIN, Germain. História da arte. Da pré-história aos nossos dias. Lisboa: Martins Fontes, 1976. GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. JANSON, H. W. História geral da arte. 2. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001. [vol. 1] SANTOS, Maria das Graças Vieira Proença dos. História da arte. 16. ed. - São Paulo: Ática, 2006. WÖLLFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais de história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984. WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1983.

Bibliografia Complementar
ANDREAE, Bernard. Arte romano. Barcelona: Gustavo Gili, 1974. ARGAN, G.C. História da arte italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 3v. BENDALA, Manuel. Saber ver a arte grega. São Paulo: Martins Fontes, 1991. BOARDMAN, John. Pre - classical: from Crete to archaic Greece. Middlesex: Penguin Books, 1967. BURKE, Peter. O renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo: Nova Alexandria, 1999. CAMILLE, Michael. Arte gótico: visiones gloriosas. Madrid, Espanha: Akal, 2005. CHASTEL, André. A arte italiana. São Paulo: Martins Fontes, 1991. CONTI, Flavio. Como reconhecer a arte grega. Lisboa: Edições 70, 1987. CONTI, Flavio. Como reconhecer a arte do renascimento. Lisboa: Edições 70, 1984.  CONTI, Flavio; GUSMÃO, Adriano. Como reconhecer a arte românica. São Paulo: Martins Fontes, 1984. DUBY, Georges. O ano mil. Lisboa: Edições 70, 2002. DURAND, Jannic. A arte na Idade Média. Lisboa: Edições 70, [19--]. FULLERTON, Mark D. Arte grega. São Paulo: Odysseus, 2002. GOZZOLI, Maria Cristina. Como reconhecer a arte gótica. Lisboa: Edições 70, 1986. HARRIS, Nathaniel. A arte de Michelangelo. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1981. HAUPT, Albrecht. A arquitetura do renascimento em Portugal: do tempo de D. Manuel, o Venturoso, até ao fim do domínio espanhol. Lisboa: Presença, 1986. HEYDENREICH, Ludwig Heinrich. Arquitetura na Itália: 1400-1500. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. JIMENEZ MARTIN, Alfonso. Saber ver a arte etrusca e romana. São Paulo: Martins Fontes, 1992. LISE, Giorgio. Como reconhecer a arte egípcia. Lisboa: Edições 70, 1985. MANDEL, Gabriele. Como reconhecer a arte islâmica. São Paulo: Martins Fontes, 1985. MOSATI, Sabatino. Como reconhecer a arte mesopotâmica. Lisboa: Edições 70, 1985. PIJOAN, Jose.; SALVAT, Juan. História del arte. Barcelona: Salvat, 1981-86. 10 v. (enc.). ROBERTSON, Martin. El arte griego: introducción a su historia. Madrid: Alianza, 1985. SAS - ZALOZIECKY, Wladimir. Arte paleocrista. Lisboa: Verbo, 1970. SAUERLANDER, Willibald. Escultura medieval. Lisboa: Verbo, 1970. SCHAPIRO, Meyer. Estudios sobre el románico. Madrid: Alianza Editorial, 1984. SHAVER-CRANDELL, Anne. A idade média. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. SUMMERSON, John. A linguagem clássica da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1994. TARELLA, Alda. Como reconhecer a arte romana. Lisboa: Edições 70, 1988. VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2011. WILLIAMSON, Paul. Escultura gótica: 1140-1300. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. WOODFORD, Susan. Grecia e Roma. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. ZÖLLNER, Frank; NATHAN, Johannes. Leonardo da Vinci: 1452-1519. Köln [Alemanha]: Taschen, 2011.
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