Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prototipação e Computação Física ( DDI15594 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
● Estudar novas possibilidades de interação.  ● Capacitar os alunos a desenvolverem protótipos interativos com componentes de eletrônica, utilizando a plataforma Arduino, sensores e atuadores.  ● Desenvolver trabalhos de captura e manipulação de imagem com programação.  ● Experimentação estética com programação e eletrônica.

Ementa
Conceitos de design de interação – design de interface, computação física; computação ubíqua; plataformas de hardware e software aplicadas a design e artes (e.g. Arduino ou similares), descrição de funcionalidades; conceitos de entradas e saídas digitais e analógicas; sensores e atuadores; transmissão de dados. 

Bibliografia
MCROBERTS, Michael. Arduino básico. São Paulo: Novatec, 2011.  MOGGRIDGE, Bill. Designing interactions. Cambridge, Mass.; London: MIT Press, 2007  MONK, Simon. Programação com Arduino: começando com sketches. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013

Bibliografia Complementar
BANZI, Massimo; SHILOH, Michael. Make: getting started with arduino. 3a ed. Sebastopol: Maker Media, 2015.  COOPER, Alan; REIMANN, Robert; CRONIN, Dave. About face 3: the essentials of interaction design. [3rd ed.], completely rev. updated. Indianapolis, Ind.: Wiley, 2007.  MENKMAN, Rosa. The Glitch Moment(um). Network Notebooks 4. Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2011. Disponível em:  ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. 
Carregando...