Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ilustração e mídias impressas ( DDI15589 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
● Conhecer o conceito de ilustração;  ● Identificar e estudar os tipos de ilustração para mídias impressas;  ● Analisar projetos de ilustração para mídias impressas;  ● Conhecer o processo projetual de ilustração para mídias impressas;  ● Produzir projetos de ilustrações para mídias impressas.

Ementa
Aspectos estéticos, significantes e funcionais da ilustração. Concepção e desenvolvimento de projetos de ilustração. Estudo da ilustração como parte de um projeto gráfico. Estudo da ilustração e seu lugar no design. O design como processo de concepção e produção de ilustrações para mídias impressas. 

Bibliografia
HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. 2. ed. São Paulo, SP: Rosari, 2010.  VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.  ZEEGEN, Lawrence; CRUSH, Carl. Fundamentos de ilustração: como gerar ideias, interpretar briefings e se promover : uma exploração dos aspectos práticos, filosóficos e profissionais do mundo da ilustração digital e analógica. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Bibliografia Complementar
LINS, Guto. Livro infantil?: projeto gráfico, metodologia, subjetividade. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2004.  PEREZ, Clotilde. Mascotes: semiótica da vida imaginária. São Paulo: Cengage Learning, 2011.  PIPES, Alan. Desenho para designers: habilidades de desenho, esboços de conceito, design auxiliado por computador, ilustração, ferramentas e materiais, apresentações, técnicas de produção. São Paulo, SP: Blücher, 2010.  POWERS, Alan. Era uma vez uma capa: história ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.  VOLLI, Ugo. Manual de semiótica. 3. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2015.
Carregando...