Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Desenho de Som ( DDI15584 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos:  ● Abordar as principais questões epistemológicas e práticas acerca do Desenho de Som.  ● Compreender e analisar a estrutura projetual de práticas sonoras.  ● Caracterizar os elementos da linguagem sonora.  ● Apresentar os fundamentos do áudio, características físicas do som analógico e digital.  ● Apresentar técnicas de desenho de som, desenhos de sistemas, técnicas de edição, mixagem, masterização para produtos audiovisuais, videogames, espetáculos de música e artes performativas.  ● Apresentar os modelos de microfones: tecnologias e aplicação.  ● Apresentar os principais softwares e plug-ins para edição.  ● Apontar os padrões de arquivos sonoros, compressão e armazenamento.  ● Caracterizar e demonstrar técnicas de captação, edição e reprodução sonora. ● Desenvolver projetos de Desenho de Som.

Ementa
O Desenho de Som como projeto, gestão, discussão teórica e produção. Definição do campo e a relação com o Design. Estado da arte do som, Estéticas, Políticas e Práticas. A gestão de Projeto de Som voltado para a dramaturgia sonora e imersão. Estudo da música e do som como elementos de linguagem do discurso narrativo. Conceito e funcionamento do processo de digitalização

Bibliografia
RADICETTI, Felipe. Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais. Editora Intersaberes 293 ISBN 9788559727050.  SÁ, Simone Pereira de; COSTA, Fernando Morais da (Org.). Som + imagem. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012. 233 p. ISBN 9788575779460 (broch.).  WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das musicas. Sao Paulo: Companhia das Letras / Circulo do Livro, 1989.

Bibliografia Complementar
ALVES, Bernardo Marquez. Os estudos do som no cinema: evolução quantitativa, tendências temáticas e o perfil da pesquisa brasileira contemporânea sobre o som cinematográfico. Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19112013-154644/pt-br.php  BARRETO, Betina. O áudio no mundo dos games: as várias facetas de um músico. Anais do SBGames, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/58-dt-paper.pdf CHION, Michel. L'audio-vision: son et image au cinéma. 3. ed. Paris: Armand Colin, 2014. 239 p. (Collection cinéma/arts visuels). ISBN 9782200247904 (broch.).  DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lilia Dias de (Org.). Comunicação audiovisual: gêneros e formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007. 203 p. (Estudos sobre o audiovisual)  FAXINA, Elson (Org.). Edição de áudio e vídeo. Editora Intersaberes 450 ISBN 9788559726718  FARIA, Regis Rossi. Auralização em ambientes audiovisuais imersivos. USP, São Paulo, 2005. Disponível na Biblioteca Vitural USP: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29092013-105249/pt-br.php  FERREIRA, Daniela Carvalho Monteiro; PAIVA, José Eduardo Ribeiro de. O áudio na internet: uma orientação para os profissionais de comunicação e de tecnologia. 1. ed. Uberlândia, MG: Edibrás, 2008. 119 p. ISBN 9788599439067  MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção.São Paulo: Martins Fontes, 1994. 662p. - ((Topicos)). ISBN 853360291X.  RADICETTI, Felipe. Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais. Editora Intersaberes 293 ISBN 9788559727050.  RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Ed. SENAC, 2006. 344 p. ISBN 9788573595000  ROSE, Jay. Audio postproduction for film and video.2nd ed. Burlington, MA: Focal Press, Amsterdam: Elsevier, 2009. xv, 443 p. ISBN 9780240809717 (broch.)  SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Ed. da UNESP, 1992. 399 p. ISBN 8571390169  SILVIA VALIM; ALAN MARQUES. Do Áudio ao Visual: Produção, Técnica e Panorama Contemporâneo da Rádio e da TV no Brasil. Editora Intersaberes 179 ISBN 9786555175585  FARIA, Regis Rossi. Auralização em ambientes audiovisuais imersivos. USP, São Paulo, 2005. Disponível na Biblioteca Vitural USP: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-29092013-105249/pt-br.php  OPOLSKI, Débora. Introdução ao Desenho de Som: uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a cegueira. Editora da UFPB, João Pessoa, 2013. Disponível em: http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/835
Carregando...