Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Brinquedos e engenhocas ( DDI15581 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
● Desenvolver projetos de objetos para brincar resgatando elementos da cultura brasileira através dos brinquedos.  ● Desenvolver projetos de objetos para brincar sob a perspectiva do design centrado no usuário, considerando seus aspectos metodológicos.  ● Utilizar elementos da psicologia do cotidiano aplicados ao design de brincadeiras para estabelecer relações entre o sujeito, o produto e a ação.

Ementa
Métodos de projeto para desenvolvimento de produto a partir do resgate de elementos da cultura vernacular brasileira, especialmente os brinquedos e as engenhocas. Sistema de validação das propostas a partir de interação com usuários.

Bibliografia
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2008.  PICHON-RIVIÈRE, Enrique; QUIROGA, Ana P. de. Psicologia da vida cotidiana. São Paulo: Martins Fontes, 1998.  WEISS, Louise. Brinquedos e Engenhocas - Atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1993.

Bibliografia Complementar
FERREIRA, Moacyr Costa. O brinquedo através da história. São Paulo: Edicon, 1990.  LUPTON, Ellen; LUPTON, Julia R. Eu que fiz. São Paulo: Cosac Naify, 2008.  MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança. Importância do brincar atividades e materiais. São Paulo: Loyola, 1994.  MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008.  OLIVEIRA, Paulo de Salles. Brinquedo e indústria cultural. Petrópolis: Vozes, 1986.  SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 
Carregando...