Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Vitrinismo ( FTA15238 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Habilitar o aluno a projetar vitrines para lojas de vendas em varejo tendo como base os fundamentos do design e assim relacionar as expectativas dos clientes ao propósito da marca e seus produtos.

Ementa
Criação de vitrines para lojas comerciais. Análise de elementos utilizados em vitrines existentes na região. Estabelecimentos de relações entre os aspectos culturais e mercadológicos no desenvolvimento de vitrines. Introdução ao visual merchandising. Experimentação de técnicas de cenografia utilizáveis em vitrines. Compreensão das etapas de pesquisa envolvidas no projeto de vitrines para o varejo.

Bibliografia
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2008. MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989. 96 p. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1977. 186 p.

Bibliografia Complementar
AGUIAR, Titta. Personal stylist: guia para consultores de imagem. 4. ed. rev. São Paulo: Ed. SENAC, 2006. 258 p AMIEL, Vincent. Estética da montagem. Lisboa: Texto & Grafia, 2010. 136 p.  BARTHES, Roland. Inéditos: Vol. 3 - Imagem e moda. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2005. BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2003. 206 p.  CRANE, Diana. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2011. 270 p.  GARCIA, Sueli. Arquitetura do espaço cenográfico: cinema e ficção científica. São Paulo: Blücher, 2011. 152 p HERNÁNDEZ ALFONSO, José Luis (Coord.). Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias. São Paulo, SP: FAAP, 2012. 173 p.  JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: o manual do estilista. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2011.  LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 294 p.  MACHADO, Ludmila Ayres. Design e linguagem cinematográfica: narrativa visual e projeto: como o design se insere no projeto visual do universo fílmico. São Paulo: Blucher, 2011. 136 p. MICHETTI, Miqueli. Moda Brasileira e Mundialização. São Paulo: Annablume, 2014. 284 p. OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Vitrinas: acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo: EDUC, 1997. 181 p PASSOS, Helio de Oliveira. Lojas & vitrinas: decoração. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1979. 112p.  ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII - XVIII). São Paulo, SP: Ed. SENAC, 2007. 526 p. SERRONI, J. C. (Serroni, J. C.). Oficina arquitetura cênica = Taller arquitectura escénica. 5. ed. Rio de Janeiro: Funarte, Centro Técnico de Artes Cênicas, 2009. 109 p.  TRANCOSO, Adriana Teixeira; SANT'ANNA, Sérgio Robert de. A vitrina como instrumento de mediação da relação entre empresas e consumidores. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. 2. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, c1987.
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