Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design de Serviços ( FTA15193 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Introdução aos conceitos de design de serviço Perspectivas de sustentabilidade nos projetos de serviços  Apresentação das etapas do projeto de design de serviços Reflexão sobre o projeto das relações interpessoais Conhecimento de ferramentas relacionadas ao estudo dos usuários Conhecimento de ferramentas relacionadas ao processo criativo do DS A prototipagem de relações de serviço Apresentação do projeto de design de Serviços

Ementa
Introdução ao design de serviços e suas ferramentas. Estabelecimento das relações entre o design de serviços e outras formas de design. Investigação sobre modelos de negócio inovadores. Desenvolvimento de competências práticas de pesquisa utilizando o design participativo. Pesquisa e práticas para a intensificação do Design Centrado nos Usuários. Experimentação de métodos e ferramentas em projetos de design com perspectiva sistêmica.

Bibliografia
LUPTON, ELLEN (org.)  INTUIÇÃO, ação, criação. 1ª. ed. São Paulo: G. Gili, 2013 184 p.  PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008. xxii, 183 p. PINHEIRO, Tennyson; ALT, Luis. Design thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 229 p.

Bibliografia Complementar
ALVES, Marcus Vinícius Barilli. O valor do design – Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. SP: ADG Brasil/SenaC, 2002. 224p. BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: E. Blücher, 1998. 261 p.  BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo, SP: Blucher, 2012. 214 p.  BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. 191 p. BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010.  CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Editora Ubu, 2016. Número de chamada: 744 C268d. CONSOLO, Cecilia. Marcas - design estratégico: do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blücher, 2015. 167 p. ERL, Thomas. SOA design patterns. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall, 2008. xliii, 814 p.  FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2013. 229 p.  MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008. 103 p.  MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. Editora da Universidade de São Paulo – EDUSP, São Paulo, 2011.  VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. Disponível em: <http://www.livrodesignthinking.com.br/>. Acesso em: 10 dez. 2019.
Carregando...