Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Ciclo de vida dos produtos ( FTA15190 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Conceitos fundamentais em produtos: Definição de produto e ciclo de vida dos produtos no Marketing e na Ecologia Industrial Diferença entre produto e serviço Sustentabilidade e suas dimensões: Ecologia Industrial Rotulagem ambiental Avaliação do Ciclo de Vida Gestão mercadológica de produtos: Inovação nos produtos Etapas para lançamento de novos produtos Ciclo de vida dos produtos Portfólio de produtos As variáveis ambientais e mercadológicas no desenvolvimento dos produtos Estudos de caso

Ementa
Conceituação. As diferenças entre produto e serviço. Marketing. Sustentabilidade. Ecologia Industrial. Ciclo de Vida de produtos. Análise e avaliação do ciclo de vida sob as perspectivas ambientais e mercadológicas. Estudos de caso.

Bibliografia
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. Número de chamada: 658.8 K87a MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008. 103 p. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos. Número de chamada: 741 M296d BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. Número de chamada: 658.512.2 B355p 2.ed.

Bibliografia Complementar
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002. Número de chamada: 504.03 M296d LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blücher, 2001. Número de chamada: 7.05 L796d MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2015. Número de chamada: 741.02 M963d 3.ed. FERRANTE, M; WALTER, Y. A materialização da ideia: noções de materiais para design de produto. Rio de Janeiro: LTC, 2010. Número de chamada: 7.05 F373m QUELUZ, M. L. P. (Org.). Design & consumo. Curitiba, PR: Peregrina, 2010. Número de chamada: 744 D457
Carregando...