Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EDITORACAO ( BIB03895 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Caracterizar os aspectos culturais, industriais e comerciais do mercado editorial, compreender os diversos elementos relacionados ao processo editorial ao longo da história e a importância do bibliotecário na divulgação e difusão do conhecimento.

Ementa
Conceitos de Editora e Editoração. Visão de conjunto dos aspectos culturais, industriais e comerciais da atividade editorial. A produção da informação. Como se edita o livro: ISBN, Depósito Legal, Leis de Incentivo Cultural. Política editorial brasileira. Publicidade e venda dos livros. Reprodução de documentos. Direitos autorais.

Bibliografia
EMANUEL, Araujo. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. 2. ed. rev. e amp. São Paulo: Lexikon Editorial, 1986. EPSTEIN, Jason. O negócio do livro:passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2002. HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. São Paulo: EDUSP, 2005. KNAPP, Wolfgang. O que é editora. São Paulo : Brasiliense, 1986. MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capítulo referente à propriedade literária. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.

Bibliografia Complementar
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo : Universidade Estadual Paulista, 1998. HORIE, Ricardo Minoru; PEREIRA, Ricardo Pagemaker. 300 superdicas de editoração, design e artesgráficas. 4. ed. - São Paulo: Ed. SENAC, 2004. PAIXÃO, Fernando. Momentos do livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996. REIMÃO, Sandra Lucia. Mercado editorial brasileiro 1960-1990.São Paulo: Com-Arte: FAPESP, 1996. ROCHA, José Carlos. Políticas editoriais e hábitos de leitura. São Paulo : Com-Arte, 1987.
Carregando...