Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
EVOLUCAO DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO ( BIB03890 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1- Obter uma visão geral do processo de comunicação da informação como reflexo do desenvolvimento da humanidade; 2- conhecer diversas fases de produção e reprodução da linguagem escrita em contextos social, econômico, político e cultural nos quais elas foram geradas; 3- identificar os diferentes suportes utilizados para o registro da informação no decorrer do percurso histórico do desenvolvimento social, cultural e econômico da humanidade; 4- Contextualizar a importância do armazenamento, da preservação, da organização e da difusão do conhecimento e da informação no decorrer da história dentro do contexto social, econômico, político e cultural da humanidade.

Ementa
Visão geral da história da produção e dos registros de conhecimento como reflexo da história da civilização. A produção dos suportes para registro, guarda, preservação e disseminação do conhecimento.

Bibliografia
O PODER das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. 3. Ed. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2008. 351 p. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2012. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: UNESP: Imprensa Oficial do Estado, 1998.

Bibliografia Complementar
MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3.ed., il., rev. e atual. São Paulo: Ática, 2001. OLSON, David R. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática, 1997. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores e autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVII. 2. ed. Brasília: ed. UNB, 2007. HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto: a história da escrita antiga. São Paulo: EDUSP: Melhoramentos, 1996.
Carregando...