Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
A COMUNICAÇÃO PÚBLICA: MÍDIAS SOCIAIS E TERCEIRO SETOR ( ARV12969 )
Unidade:
Departamento de Arquivologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral: 2.1 Desenvolver estudos a cerca das temáticas: comunicação pública, redes sociais e terceiro setor. 2.2 Observar as possibilidades da comunicação interativa na esfera da gestão pública em consonância com aplicabilidade de serviços à sociedade brasileira;  2.3 Analisar alguns estudos de casos institucionais (atendimento ao público, avaliações entre outros); . Específico: 2.5 Promover o conhecimento e o debate teórico sobre a Comunicação Pública/redes sociais/Terceiro setor; 2.6 Estudar as aplicabilidades das redes sociais e do terceiro setor no âmbito das instituições públicas brasileiras;2.7Fornecer subsídio teórico para o desenvolvimento de projetos no domínio dos estudos acadêmicos;

Ementa
Processos de comunicação institucional e atuação integrada às redes sociais. A Comunicação e a mundialização. Tendências contemporâneas das abordagens sociológicas das novas mídias. O terceiro setor. A cibercultura e a sociedade em rede na formação de projetos colaborativos.

Bibliografia
COELHO, Simone de Castro. Terceiro Setor: Um Estudo Comparado Entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora Senac, 2000. 223p. LEVY, Pierre O Futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010. CENPEC. ONG: Tendências e Necessidades. São Paulo; Cenpec /Unicef /Itaú; 1998; Livro. COSTA, Aloysio Teixeira. Administração de Entidades sem fins lucrativos. São Paulo, Nobel, 1992.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, Nanci Valadares de. Autogestão: O Nascimento das ONGs. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. DRUCKER, Peter. Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas. São Paulo: Pioneira, 1994. FERNANDES, Rubem César. Privado porém Público: O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1994. FERNANDES, Rubem Cesar ( coord. ) Para Além do Mercado e do Estado? Filantropia e Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: ISER,1993. FERNANDES, Rubem César. & PIQUET, Leandro. ONGs Anos 90: A Opinião dos Dirigentes Brasileiros. Rio de Janeiro: ISER,1991. IOCHPE, Evelyn Berg (Org). 3º Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. São Paulo: Paz e Terra S.A, 1997. INGRAM, Richard T. Dez Responsabilidades Básicas das Diretorias de Organizações Sem Fins Lucrativos. National Center for Nonprofit Boards - NCNB, 1994. JAMES, E. Austin. Parcerias- Fundação e Benefícios para o 3º Setor. Editora Futura.Fundação Peter Druker. LANDIM, Leilah (org.). Ações em Sociedade. Rio de Janeiro: Nau Editora, 1998. LANDIM, Leilah. Para Além do Mercado e do Estado? Filantropia e Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Iser - Textos de Pesquisa, 1993. LEVY, Pierre Ciberdemocracia. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 249 p. MONTENEGRO, Thereza. O que é ONG. São Paulo: Brasiliense, 1994. 98p. (Coleção Primeiros Passos).
Carregando...